close

TRISTE: Pai de Beyoncé está com câncer de mama; doença também atinge homens

Tumores desse tipo em homens são muito raros e costumam estar relacionados a condições hereditárias. Tratamento é igual ao feito em mulheres

METRÓPOLES

4 de Outubro de 2019 às 09:04

TRISTE: Pai de Beyoncé está com câncer de mama; doença também atinge homens

FOTO: (Divulgação)

Na última quarta-feira (02/10/2019), Mathew Knowles, o pai da cantora Beyoncé, afirmou ter sido diagnosticado com câncer de mama. A doença, tipicamente ligada a mulheres, é responsável por entre 0,5% e 1% dos casos de neoplasia em homens e, segundo o oncologista Daniel Marques, do Hospital Sírio-Libanês, costuma estar relacionada a uma síndrome hereditária.

 

A indicação é que o paciente faça um exame genético para detectar a mutação e, dependendo do resultado, a família também deve fazer exames para descartar a presença do gene – neste caso, a cantora deve passar por testes. “É algo muito raro. Quando vemos casos de câncer de mama em vários parentes de primeiro grau, é preciso verificar se há mutações genéticas”, conta o especialista.

 

Em geral, o câncer de mama em homens é muito semelhante ao que atinge as mulheres, mas costuma ser detectado em estados avançados. Como não se faz exame preventivo em mama masculina, o tumor é descoberto quando o paciente já o sente, além de apresentar dor na região. “Como a glândula mamária do homem é pequena, a manifestação clínica é exacerbada. Se ele sente o caroço, é sinal de que a doença está avançada”, conta Marques.

 

O tratamento é semelhante ao das mulheres: há necessidade de cirurgia (na maior parte dos casos, é feita uma mastectomia) e, dependendo do tipo de câncer, quimioterapia, radioterapia e/ou hormonoterapia.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS