close

PLATAFORMA: Censipam desenvolve aplicativo para auxiliar no combate às queimadas

Plataforma registra coordenadas geográficas, imagens e informações de áreas onde estejam ocorrendo queimadas

ASSESSORIA

20 de Setembro de 2019 às 17:33

PLATAFORMA: Censipam desenvolve aplicativo para auxiliar no combate às queimadas

Aplicativo é utilizado durante Operação Verde Brasil FOTO: (Divulgação)

A Coordenação de Inteligência (COINT) do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) desenvolveu um aplicativo para coletar informações mais dinâmicas sobre a Amazônia Legal. A plataforma registra coordenadas geográficas, imagens e informações de áreas onde ocorrem queimadas. Isso ajuda as missões de reconhecimento e dá subsídios para o planejamento das ações de combate aos focos de incêndios.

 

“Por meio do celular, é possível registrar em campo os focos de calor e enviar dados de latitude e longitude, intensidade do fogo e outras observações para um banco de dados. A plataforma consegue registrar essas informações mesmo estando em áreas remotas e sem acesso à internet”, explicou Mario Fraga, responsável pelo desenvolvimento do programa.

 

O aplicativo “Olhos de Águia” foi criado após a publicação do decreto que instituiu a operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate aos focos de incêndio na Amazônia. A ferramenta busca integrar sistemas para permitir o acesso aos dados na sala de situação da GLO. Após um período de testes, o aplicativo começou a ser utilizado na última semana pelos órgãos parceiros do Censipam.

 

“O aplicativo ajudará na identificação dos focos de calor e será uma grande ferramenta na tomada de decisão para os comandantes durante a operação”, afirmou Clodoaldo Furtado, coordenador de Inteligência do CR-PV.

PLATAFORMA: Censipam desenvolve aplicativo para auxiliar no combate às queimadas

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS