close

LUTO: Morre geógrafo e historiador portovelhense Abnael Machado

Seu falecimento é uma imensurável perda ao sistema educacional de Rondônia

REDAÇÃO

5 de Julho de 2019 às 16:26

LUTO: Morre geógrafo e historiador portovelhense Abnael Machado

FOTO: (Divulgação)

Faleceu nesta sexta-feira (5) o professor Abnael Machado, membro titular da Academia de Letras de Rondônia, Prof. de História da Amazônia/Universidade Federal do Pará, Prof. de Geografia Regional/Universidade Federal de Rondônia e Membro do Instituto Histórico e Geográfico/RO.

 

Seu falecimento é uma imensurável perda ao sistema educacional de Rondônia e aos geógrafos de toda a região Norte. A Academia de Letras de Rondônia já informou estar de luto, assim como está de luto todo o Estado de Rondônia, pela grande contribuição dada pelo professor a nossa gente.

 

A SEDUC emitiu uma nota lamentando sua morte:

 

É com pesar que a Secretaria de Estado da Educação informa o falecimento na tarde desta sexta-feira (5), no Hospital 9 de Julho em Porto Velho, do ilustre professor e historiador, Abnael Machado Lima, 86,  pai do assessor especial do gabinete do secretário de estado da Educação, Abnael Carvalho de Lima.

 

Professor e historiador, Abnael Machado Lima recebendo títulos de Doutores Honoris Causa pela UNIR/RO.

 

Abnael Machado nasceu em 21 de agosto de 1932 no Amazonas.  Foi aluno da primeira turma da Escola Estadual Carmela Dutra em Porto Velho (1947-1950), onde mais tarde também foi seu Diretor.  Professor universitário nas faculdades federais do Pará e Rondônia. Participou como assessor da construção da 1ª e 2ª Constituições do Estado de Rondônia, presidente do Conselho Estadual de Educação, entre tantas outras funções.

 

Tornou-se uma personagem importante para a cultura e educação no Estado de Rondônia, tendo sido autor de vários livros na área da educação e da história e geografia de Rondônia, tendo sido um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia.

 

Ao Abnael Carvalho de Lima e a todos os seus familiares, rogamos ao nosso Pai Celestial que o receba em seus braços e conforte o coração enlutado neste momento de profundo pesar e dor.

 

Porto Velho, 5 de julho de 2019

 

Suamy Vivecananda

 

Secretário Estadual da Educação

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS