close

LUTO: Nota pública de pesar da associação dos magistrados do estado de Rondônia

A atuação como magistrado comprometido com a ética e a Justiça levou o desembargador Hélio Fonseca a ser aclamado o primeiro presidente da Ameron.

ASSESSORIA

5 de Julho de 2019 às 12:29

.

 

A Associação dos Magistrados de Rondônia - Ameron, diante do falecimento do desembargador aposentado, Hélio Fonseca, vem a público manifestar profundo pesar, face à irreparável perda.

 

A atuação como magistrado comprometido com a ética e a Justiça levou o desembargador Hélio Fonseca a ser aclamado o primeiro presidente da Ameron. Além de ter sido um dos 25 sócios fundadores da Associação, o desembargador Hélio Fonseca era um dos lendários “Sete Samurais do Judiciário”, alcunha conferida aos sete primeiros desembargadores nomeados no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

 

O pioneirismo na magistratura, levou o desembargador Hélio Fonseca a organizar as primeiras eleições do recém-criado Estado de Rondônia, em uma época em que o Poder Judiciário sequer tinha sede própria, quando ainda faltara materiais para exercer a judicatura e as urnas eram levadas nos veículos particulares dos desembargadores.

 

O ingresso na magistratura ocorreu por meio de decreto, em 03 de março de 1982, após exercer o cargo de promotor público nos anos 50 e 60. A curta passagem na Corte de Justiça Estadual decorreu em virtude da aposentadoria no ano seguinte à posse. Ao afastar-se da judicatura, assumiu a chefia da Casa Civil entre 1984/85. Natural de Humaitá-AM, o juiz aposentado morreu em Brasília-DF aonde residia, mas o seu legado estará marcado na história dos rondonienses.

 

O momento é de dor, e nada que se diga agora vai abrandá-la, contudo fica o lamento de toda magistratura de Rondônia que vem manifestar apoio à toda família e se dispõe em tudo aquilo que for necessário.

 

A Ameron torna pública a sua solidariedade e presta seus pêsames aos familiares e amigos, e transmite suas preces à família para que encontre forças para superar a dor pela perda irreparável. Nossas condolências, respeito e homenagens.

 

Porto Velho, 05 de julho de 2019

 

Alexandre Miguel
Presidente da Ameron

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS