close
logorovivo2

T.I. KAXARARI: Povo da floresta realiza evento cultural e esportivo em Extrema

A vida e morte de um branco de nome Coronel Aluisio e sua maldade contra Kaxararis foi interpretada pelos alunos

RONDONIAOVIVO

23 de Abril de 2019 às 17:48

Mais uma vez foi realizada a tradicional festa do dia do Índio na T.I. Kaxarari, localizada em Extrema de Rondônia, a cerca de 400km de Porto Velho. Com a presença de diversas lideranças indígenas, reuniram-se na aldeia Paxiuba no sábado (20) para atividades culturais e esportivas.

 


Com entoação do Hino Nacional foi aberta a edição de 2019. Os estudantes Kaxararis realizaram duas encenações teatrais. Um contando a lenda do inicio da formação do povo Kaxarari e seus clãs. Na outra, reportaram a aproximação do homem branco há cerca de 80 anos na região do rio Purus em Labrea. A vida e morte de um branco de nome Coronel Aluisio e sua maldade contra Kaxararis foi interpretada pelos alunos.

 


Também foi realizado o primeiro concurso garoto e garota Kaxararis entre os jovens da aldeia com a participação de cerca de 20 participantes.

 

 

 


Cabo de aço, queda de braço, corrida da tora e apresentação de arco e flecha na parte esportiva da festa foram as mais disputadas. Um almoço coletivo, com peixe ‘muquiado’ na folha da bananeira reuniu todos a sombra de grandes mangueiras.

 


No discurso das lideranças indígenas, entre elas, de Lucilene, Zezinho e Ari kaxarari, foi relatada a lembrança da historia de luta dos povos indígenas no Brasil e a resistência de 519 anos frente à cultura e ganancia do homem branco.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS