close
logorovivo2

GIGANTE: Flamengo "trava" Facebook e quebra recorde de audiência com jogo da Libertadores

Champions League e Sul-Americana foram superados por mais de um milhão de pessoas assistindo ao time rubro-negro na Libertadores

LANCE!

12 de Abril de 2019 às 11:54

GIGANTE: Flamengo "trava" Facebook e quebra recorde de audiência com jogo da Libertadores

FOTO: (Divulgação)

Facebook nunca havia tido tanta audiência no Brasil como nesta quinta-feira. O LANCE! mostrou que a torcida do Flamengo fez os servidores da rede social travarem - literalmente - durante a partida contra o San José (BOL), pela Libertadores, que quebrou o recorde nacional da plataforma com os mais de um milhão de usuários simultâneos - e 7,6 milhões de audiência total. Mas, a liderança não foi apenas na rede social, e, sim, em todas as plataformas de transmissão por streaming.

 

Com os números obtidos na Libertadores, os rubro-negros não quebraram apenas o recorde entre os brasileiros, mas de todas as competições esportivas exibidas no País. Anteriormente, o maior número pertencia a partida entre Paris Saint-Germain e Manchester United, pela Liga dos Campeões. Foram 865.648 visualizações simultâneas no duelo que marcou a eliminação da equipe de Neymar.

 

 

Os números do Flamengo no Facebook também tiveram picos maiores que outras plataformas. No DAZN, que transmite a Copa Sul-Americana, a partida entre Corinthians e Racing (ARG) teve pico de 737 mil views simultâneas no Facebook e 1,5 milhão no Youtube. Essa é a transmissão de maior sucesso da empresa até o momento.

 

Completando a lista de brasileiros, a liderança no Facebook - antes do Flamengo - pertencia ao Grêmio, que havia colocando 469 mil pessoas de pico na partida contra a Universidad Católica (CHI), pela segunda rodada da fase de grupos. O Cruzeiro, que estreou a plataforma, teve 320 mil pessoas assistindo simultaneamente a partida contra o Huracán (ARG), pela primeira rodada do torneio.

 

Outro brasileiro envolvido, o Athletico-PR colocou apenas 90 mil pessoas na rede social de uma vez ao enfrentar o Jorge Wilstermann (BOL). Vale lembrar que o Palmeiras também terá uma transmissão simultânea na rede social ainda pela fase de grupos da Libertadores - no duelo contra o Melgar, pela última rodada da fase de grupos.

 

Problemas na transmissão

 

Não foram poucas as reclamações durante a transmissão. O alto número de travamentos durante a exibição e - principalmente - o delay (diferença de tempo entre o envio e o recebimento de um sinal) foram os maiores problemas apresentados. Era fácil comparar: bastava ver o perfil oficial do clube - que acompanhava a partida direto do estádio.

 

 

Por exemplo: no quinto gol do Flamengo, marcado por Vitinho, de pênalti, o Twitter do Flamengo, publicou a informação com 20 segundos de antecedência com relação à exibição do vídeo na rede social - no momento da postagem, Vitinho ainda se preparava para cobrar a penalidade no Facebook.

 

 

No primeiro tempo, enquanto muitos comemoravam, outros reclamavam que a transmissão havia parado no momento do cruzamento ou assistência para os gols. Isso aconteceu nos gols de Diego e Éverton Ribeiro.

 

TV ainda tem audiência maior

 

Se por um lado, o Flamengo é líder disparado em audiência televisiva, esse número ainda vai demorar para se refletir na internet. A culpa não é do clube ou dos torcedores, mas sim da popularização da ferramenta para o público em geral. Apesar de alto para a rede social, ter um milhão de pico de audiência não é tão revelante na televisão.

 

De acordo com os dados atualizados em 2019 da Kantar/Ibope, 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa, por exemplo, representará 254.892 domicílios e 693.788 indivíduos. Na televisão, é possível pegar como exemplo a partida contra o Peñarol, também pela Libertadores, onde o Flamengo registrou 35 pontos e 53% de participação no Rio de Janeiro.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS