close
logorovivo2

PROTESTO EM EXTREMA: Há dez anos PRF recuava em tentativa de desobstruir BR-364; vídeo

Na época, os moradores lutava pela emancipação da região de Ponta do Abunã

RONDONIAOVIVO

11 de Abril de 2019 às 15:24

PROTESTO EM EXTREMA: Há dez anos PRF recuava em tentativa de desobstruir BR-364; vídeo

Vídeo abaixo FOTO: (Divulgação)

A região da Ponta do Abunã é uma área que compreende quatro distritos dentro Do município de Porto Velho, que são: Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema de Rondônia e Nova Califórnia. Nessa faixa de terra existem cadastrados mais de sete mil eleitores, de acordo a Justiça Eleitoral.

 

Essa comunidade sofre com a sequência de gestões políticas ineficientes para resolverem os graves problemas de infraestrutura e acesso à Saúde e Educação minimamente digna. Na última vez em que decidiram fechar a BR-364, no Km 1042, a comunidade da Ponta do Abunã reivindicava a emancipação dessa faixa de terra.

 

Durante o conflito, que aconteceu em 2009, agentes da Polícia Rodoviária Federal – PRF, foram obrigados a recuar após não terem sucesso na tentativa de desobstruir a pista, no confronto foram registrados feridos entre policiais e comunidade.

 

A população conquistou o direito a um plebiscito e garantiu, ao menos na Justiça, o direito de pleitear a independência territorial. Apesar do voto pela separação de Porto Velho ter vencido, não houve apoio do Governo Federal para que a criação do novo município se tornasse realidade. No entanto, nada aconteceu e as condições só pioraram com o passar do tempo.

 

Hoje, quase dez anos depois a história se repete, mais uma vez a BR-364 está fechada em protesto devido à falta de atenção da Prefeitura da capital para com os moradores da Ponta do Abunã, o imbróglio dessa vez envolve os estudantes, que não iniciaram o ano letivo.

 

VEJA MAIS:

 

NERVOSOS - VÍDEO: Clima tenso entre motoristas e manifestantes durante bloqueio da BR-364

 

Imagens registradas pelo Rondoniaovivo em 2009 mostram como foi o conflito.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS