close

FESTIVIDADE: Militares do 5º BEC comemoram dia da Engenharia em Porto Velho

O evento contará com a presença de autoridades civis e militares

RONDONIAOVIVO

10 de Abril de 2019 às 09:03

FESTIVIDADE: Militares do 5º BEC comemoram dia da Engenharia em Porto Velho

FOTO: (Arquivo 5ºBEC)

O 5º Batalhão de Engenharia de Construção realiza na noite desta quarta-feira (10), às 19h, a formatura alusiva ao dia da Arma de Engenharia. O evento contará com a presença de autoridades civis e militares.

 

Aberto ao público, quem quiser prestigiar a solenidade, deve ir à sede do 5º BEC, a partir das 19h, lozalizada na Avenida Rogério Weber, Área Militar de Porto Velho (RO).
 

Histórico


Criado através do Decreto Nº 56.629 de 30 de julho de 1965, assinado pelo Presidente da republica Humberto de Alencar Castelo Branco, o 5º BEC – Batalhão de Engenharia de Construção, com mais de 53 anos de desenvolvimento para a região e em especial para Rondônia. Após alguns meses de preparação e uma minuciosa programação e aquisição de maquinas e equipamentos, recrutamento de militares para integrarem a missão de desbravamento na Amazônia, o comboio com a primeira unidade do 5º BEC partiu do Estado da Guanabara dia 16 de janeiro de 1966. A primeira etapa da viagem até Cuiabá foi tranqüila. Já a segunda etapa que compreende o trecho de Cuiabá a Porto Velho pela antiga BR 029, hoje BR 364, foi muito difícil, a rodovia estava em péssimas condições, em estado de abandono. Uma viagem nestas condições era uma verdadeira aventura. Após 32 dias de viagem, mais precisamente no dia 17 de fevereiro de 1966, o comboio do 5º BEC adentrava a cidade de Porto Velho em desfile pelas suas principais ruas.


Desde então, a história do 5º BEC se mistura com a história de Porto Velho, com a história de Rondônia e com a própria história da integração da Amazônia ao Brasil. Inúmeras obras ao longo dos 53 anos de existência foram realizadas. Destacam-se as principais rodovias federais da região, como a BR-364, BR-425 e BR-319, a construção de diversos bairros, ruas e avenidas em Porto Velho e em outros municípios de Rondônia, o primeiro sistema de tratamento de água do Estado, a instalação das primeiras antenas de telecomunicações e muitas outras obras que trouxeram o desenvolvimento à Rondônia. 


O Batalhão ainda teve sob sua responsabilidade a EF Madeira-Mamoré, a qual manteve funcionando até 1972, adiando o encerramento de suas atividades de forma definitiva. Atualmente, o Batalhão encontra-se trabalhando no asfaltamento dos bairros Vila Mariana e São Francisco, em Porto Velho, fazendo a manutenção da Br-364 no trecho Candeias - UNIR e construindo a infraestrutura do novo aquartelamento da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS