close
logorovivo2

ASSOVIS: Veículos roubados e fraudados são pegos em vistoria na última semana

Proprietários dos veículos tiveram de dar explicações à polícia.

ASSESSORIA ASSOVIS

9 de Abril de 2019 às 10:08

ASSOVIS: Veículos roubados e fraudados são pegos em vistoria na última semana

FOTO: (Divulgação)

Na quinta-feira, dia 4 de abril, um homem que queria trocar de carro, negociou sua caminhonete com outra pessoa que também queria vender um automóvel.

 

Na troca, o dono da caminhonete resolveria seu problema de dinheiro e ainda ficaria com o automóvel.

 

Mas como resultado dessa negociação o que lhe restou foi alívio, enquanto ao vendedor do automóvel, restou muita dor de cabeça, além de ter que dar explicações à polícia.

 

Tudo porque o automóvel, um Chevrolet, Modelo Classic, que fazia parte da negociação, tratava-se de um veículo roubado, em 2016 em Porto Velho.

 

Ela estava rodando na cidade, desde que foi roubado, com a placa de um outro veículo, com as mesmas característica, como marca, ano de fabricação, cor e modelo.  

 

Ao inspecionar outros itens de identificação do veículo, a empresa vistoriadora, credenciada pelo Detran, constatou que havia a restrição de roubo.

 

 “Nesses casos, temos a obrigação de informar ao Detran e a polícia, de que um veículo envolvido em ocorrência criminal foi identificado e está retido na empresa, até que a polícia venha averiguar o caso”, informou o dono da empresa de vistorias.

 

Essa medida faz parte do protocolo de segurança. Toda vez que um carro fraudado ou roubado for identificado, durante vistoria veicular, as autoridades deverão ser comunicadas, para que as medidas legais sejam tomadas.

 

Com isso, evita-se que alguém adquira um veículo roubado, sem saber, e fique no prejuízo.Com essa segurança, a população de Rondônia pode contar, desde que modernizamos as vistorias, passando a ser eletrônicas, em 2015 no estado”, tranquiliza o presidente da Associação das empresas vistoriadoras de Rondônia, Assovis-RO, Helano Tenório Cavalcante de Sousa.

 

Quem compra um carro roubado ou furtado, mesmo sem saber, pode responder por receptação, de acordo com a legislação brasileira.

 

Em estados onde as vistorias são feitas com decalque, é comum veículos irregulares serem aprovados nas vistorias.

 

Na semana anterior, na mesma empresa de vistorias em que foi flagrado o veículo com registro de roubo, um caminhão Mercedes Bens, com fortes evidencias de fraude, foi reprovado na vistoria.

 

O caminhão havia sido comprado em uma cidade do estado do Paraná, e vistoriado, uma semana antes em Comodoro, no Mato Grosso, onde foi aprovado.

 

Mas ao tentar ser legalizado em Rondônia, os vistoriadores identificaram implantes na estrutura do caminhão, na numeração do chassi.

 

Isso sugere que se trata de mais um veículo roubado em outro estado, tentando integrar a frota rondoniense”, salienta o supervisor técnico da Assovis-RO, Cleber Teixeira.

 

No caso do caminhão havia até duas numerações diferentes no Chassi. Uma fraude grosseira que não foi detectada na vistoria com decalque, no Mato Grosso”, diz o dono da empresa vistoriadora.

 

O rigor como são feitas as vistorias veiculares em Rondônia, tem repelido à ação de criminosos no estado. Mas ainda são frequentes as tentativas de se legalizar carros irregulares aqui. O que só não acontece, devido às vistorias eletrônicas, que aferem seriedade e transparência, em todas as fases do processo.

 

Se um veículo com irregularidades for aprovado em uma vistoria, o profissional que realizou o procedimento responde juridicamente e a empresa também sofre penalidades. Por isso levamos nosso trabalho tão a sério”, finaliza Cleber Teixeira.

 

Já o presidente da Assovis-RO, Helano Tenório, diz que as mais de 50 lojas credenciadas pelo Detran-RO, para realizar as vistorias eletrônicas no estado, tem feito aperfeiçoamento de seus profissionais, no sentido de tornar as vistorias cada vez mais seguras e confiáveis, consolidando o estado de Rondônia, em um território imune às fraudes em veículos.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS