close

PORTO VELHO: TRT Comunidade registra quase 3 mil atendimentos na Zona Sul

Vacinação foi um dos serviços mais procurados pela população

SECOM - TRT14

1 de Agosto de 2018 às 15:50

PORTO VELHO: TRT Comunidade registra quase 3 mil atendimentos na Zona Sul

FOTO: (Secom - TRT14)

A Justiça do Trabalho e diversos parceiros prestaram quase 3 mil atendimentos na 16ª edição do TRT Comunidade - A Justiça do Trabalho mais próxima de você, realizada no sábado (28) na Escola Estadual Tancredo Neves, zona sul de Porto Velho.

 

Um dos destaques foram as ações de imunização e testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com a aplicação de 660 vacinas e 462 orientações registradas, como também as atividades de recreação coordenadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc Rondônia) junto a 389 crianças. 

 

Vários serviços também foram prestados gratuitamente à população nas áreas de saúde, a exemplo dos atendimentos médico e odontológico, assistência jurídica e social, emissão de documentos, corte de cabelo, massoterapia, entre outros.

 

Para conseguir tirar a sua segunda via do documento de identidade, a auxiliar de limpeza Vânia Maria não mediu esforços para ser a primeira a chegar na escola, às cinco da manhã. “Eu fui em duas Ação Global, mas não consegui tirar porque perdi a senha. Agora consegui, graças a Deus, tudo resolvido”, relatou após ficar um ano e dois meses sem o documento, devido a um assalto que levou todos os seus documentos.

 

A professora Lucenira Brandão também aproveitou o mutirão de cidadania para buscar informações junto à Previdência Social, fazer alguns exames rápidos e receber atendimento médico. “No posto de saúde a fila é enorme, você passa a tarde inteira para conseguir uma consulta, é muito difícil. Já aqui foi rápido e fui muito bem atendida”, elogiou.

 

Experiências vividas como a de Vânia e Lucenira é o que o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Shikou Sadahiro, chamou de “concretizar a cidadania”. “O objetivo é realmente uma aproximação com o cidadão. Todos que fazem parte deste projeto tem a plena consciência de que nossa atividade não se resume apenas à prestação jurisdicional. Temos uma missão muito maior em prol da sociedade, por isso promovemos esse mutirão”, ressaltou.

 

Sensibilização contra o trabalho infantil e incentivo à aprendizagem

 

Durante a ação foram efetuados sorteios de Kits contendo jogo da memória, quebra-cabeça e cadernos, além de distribuição de cartilhas em formato de "gibis",  todos alusivos à campanha para promover a sensibilização dos pais e sociedade em geral quanto a importância de manter as crianças na escola e longe da vulnerabilidades  social e do trabalho. 

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social e de Eventos Institucionais do Regional, responsável pela organização, uma nova edição do TRT Comunicação está prevista para acontecer ainda este ano, em novembro.

 

A 16ª edição do evento de responsabilidade social contou com a participação dos seguintes parceiros: Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14); Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista – Aronatra, Corpo de Bombeiros; CLIOM (serviços odontológicos); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC); Incra; INSS; Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO); Procon; Receita Federal; Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Senac; Secretaria de Estado de Saúde (Sesau); Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog); Sesc;  Senac, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO); Tudo Aqui; Vivo, Refrigerantes Dydyo; Lavanderia Lava e Leva, Faculdades Católica, São Lucas e Faro; Seja Digital; Instituto Mix de Profissões e IEL. 

 

Sobre a ação TRT Comunidade

 

Realizado desde 2013, TRT Comunidade é um mutirão pela cidadania idealizado e coordenado pela Justiça do Trabalho com o objetivo de levar até a população mais carente e distante do centro da capital os serviços públicos básicos de forma gratuita, com participação e apoio de parceiros institucionais.

 

A ação já registrou mais de 42 mil atendimentos, nas 14 edições promovidas em escolas públicas em Porto Velho (RO) e uma em Rio Branco (AC), na sede do Sesi.

 

PORTO VELHO: TRT Comunidade registra quase 3 mil atendimentos na Zona Sul

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS