close
logorovivo2

VANTAGEM: Rondônia tem o primeiro piloto credenciado como examinador pela ANAC

A nova função possibilita a realização de exames dos demais pilotos em suas Licenças e Habilitações de Instrutor de Vôo de Helicópteros (INVH), de Aeronaves Monoturbina (HMNT) e de Aeronaves de Motor Convencional (HMNC),

PM/RO

25 de Junho de 2018 às 09:40

VANTAGEM: Rondônia tem o primeiro piloto credenciado como examinador pela ANAC

FOTO: (Divulgação)

O Piloto do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), tenente coronel PM Carlos Lopes Silva, foi aprovado e credenciado pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para exercer a função de Examinador.

 

A nova função possibilita a realização de exames dos demais pilotos em suas Licenças e Habilitações de Instrutor de Vôo de Helicópteros (INVH), de Aeronaves Monoturbina (HMNT) e de Aeronaves de Motor Convencional (HMNC), sendo o primeiro piloto de helicóptero com este credenciamento no Estado de Rondônia.

 

O credenciamento está previsto em Instrução Suplementar da ANAC (IS Nº 00-002), que estabelece padrões de exames de proficiência de pilotos e o seu objetivo é estabelecer os procedimentos administrativos e padrões técnicos aplicáveis aos exames de proficiência para concessão e revalidação de licenças, habilitações e certificados de pilotos.

 

No exercício de suas atividades, a responsabilidade primária dos examinadores é zelar pela segurança do sistema de aviação civil brasileiro. A realização dos exames de proficiência é uma atividade de grande importância para a segurança e qualidade do sistema de aviação. Por isso, o examinador deve agir com profissionalismo, alto nível de conhecimento e absoluta convicção da importância de sua função, para que saiba manter sua integridade técnica mesmo em face de pressões em contrário.

 

A ANAC requer que os examinadores mantenham padrões exemplares de profissionalismo, integridade e ética; exerçam com diligência suas atribuições de acordo com a legislação; avaliem adequadamente os candidatos; promovam na aviação uma cultura de constante estudo, pesquisa e capacitação; realizem adequadamente e no prazo previsto todos os procedimentos administrativos aplicáveis aos exames que conduzirem; e relatem com detalhamento e precisão os resultados dos exames que conduzirem, a fim de auxiliar a ANAC a monitorar os padrões de segurança da comunidade de pilotos.

 

O Estado de Rondônia possui quinze pilotos de helicóptero na aviação de segurança pública, onde todos poderão ser avaliados e terem as suas licenças e habilitações revalidadas no Estado, sem a necessidade de se deslocarem para outros Estados da Federação, com isso trazendo agilidade no processo e economia para os cofres públicos.

 

Ao atuar como Examinador Credenciado, o TEN CEL PM LOPES assume uma posição de destaque na comunidade de aviação, e torna-se capaz de influenciar positivamente a habilidade, os conhecimentos, comportamentos e atitudes dos demais pilotos.

 

“São dez anos dedicados a aviação de segurança pública, com aproximadamente duas mil horas de vôo, comandante de aeronave e instrutor de vôo, quero aqui agradecer a Deus, a minha família, aos meus amigos do NOA/SESDEC e ao Estado de Rondônia, por mais esta importante conquista profissional”, disse o Examinador tenente coronel PM Carlos Lopes Silva.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS