close
logorovivo2

PRAZO: Inscrições para o edital de pesquisa do Banco da Amazônia termina dia 30

A instituição oferta R$ 1 milhão para estimular a expansão da pesquisa cientifica, tecnológica e de instituições públicas e privadas na área de big data e análise de dados.

ASSESSORIA BANCO DA AMAZÔNIA

21 de Junho de 2018 às 11:42

PRAZO: Inscrições para o edital de pesquisa do Banco da Amazônia termina dia 30

FOTO: (Divulgação)

As inscrições para o edital de pesquisas do Banco da Amazônia se encerram dia 30 de junho. A instituição oferta R$ 1 milhão para estimular a expansão da pesquisa cientifica, tecnológica e de instituições públicas e privadas na área de big data e análise de dados, bioprodução e bioeconomia, nanotecnologia e produtos inteligentes, dentro da linha temática indústria avançada. De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade, Meio Ambiente e de Estudos Econômicos, Josimara Almeida, os projetos para concorrer no Edital 2018 devem ser individuais, compreendendo um único projeto de pesquisa apresentado por um pesquisador ou por um grupo de pesquisadores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou pesquisa.

 

 

O último edital foi publicado pelo Banco da Amazônia  em 2015  contemplou  a pesquisadora Ana Karina Salman, da Embrapa RO,  com o projeto “Software Arbopasto”  App criado para  catalogar as 51 espécies arbóreas nativas da Amazônia ocidental, visando fomentar essas  informações para a arborização de pastagens. No estado de Rondônia, a pecuária é uma das atividades de maior expressão econômica e enfrenta o estigma dos impactos ambientais negativos, e que se agrava quando se considera o problema da degradação das pastagens. A inclusão do componente arbóreo, dentro do conceito de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais. Durante o desenvolvimento do Projeto Arbopasto, foi construído um banco de dados com informações sobre as características dendrométricas, como altura total da árvore, altura do fuste, diâmetro a altura do peito (DAP), altura e área de copa, de pelo menos 10 exemplares de cada uma das 51 espécies arbóreas avaliadas nos estados do Acre e Rondônia. 

 

O apoio do Banco da Amazônia à pesquisa é feito através de seleção de projetos na forma de Edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU), divulgado e disponível no site institucional. A iniciativa pretende dar maior transparência e visibilidade do processo à sociedade. O Edital obedece ao seguinte cronograma: até 30 de junho de 2018 ocorre o período de inscrição das propostas, de 1º de julho a 5 de agosto ocorrem as análises das propostas inscritas, e até 16 de agosto haverá divulgação das propostas selecionadas. Mais detalhes no site institucional do Banco é www.bancoamazonia.com.br.

 

Lançamento

 

O lançamento do software será no dia 29 de agosto, no evento Porto Agro, em Porto Velho.  “O apoio do banco da Amazônia foi muito importante no deslocamento da equipe, pois os membros estão em Estados distintos (AC,RO,MS), sem esse financiamento, seria inviável nos reunirmos pessoalmente para discutirmos os assuntos pertinentes, e  divulgar nosso projeto”, diz Karina Salman.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS