Centro de Especialidades Odontológicas é inagurado na POC

O POC vai atender pacientes através da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Centro de Especialidades Odontológicas é inagurado na POC

Pacientes com necessidades especiais ganham centro especializado / Foto: Secom

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia inaugurou na terça-feira (20) mais um serviço de alta complexidade. Trata-se do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), preparado para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

 

O CEO funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia – e vai atender pacientes através da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Williames Pimentel, o governo resgata uma dívida social muito grande com os pacientes com necessidades especiais – pertence a este grupo não só aqueles indivíduos com limitações físicas, mentais e ou sensoriais, mas também diagnosticados com doenças crônicas como a hipertensão, diabetes mellitos, HIV positivo, o hipo e o hipertireoidismo, gestantes e idosos – que necessitarem de um atendimento especial,  explica o secretário.

 

No total, o CEO conta com três consultórios modernos todos equipados, voltados à assistência de maior complexidade. O funcionamento será  das 7 às 18 horas. São oferecidas as especialidades de bucomaxilo – com cirurgias oral menor -, endodontia, periodontia especializada.

 

 

Segundo Williames Pimentel, todos os procedimentos que não poderem ser realizados pelo CEO serão encaminhados ao Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). São casos que necessitem de um apoio ou retaguarda de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), afirma o secretário.

 

A primeira consulta deve ser feita na Unidade Básica de saúde, então o paciente é encaminhado para o CEO através do agendamento feito pela regulação. As consultas de retorno serão agendadas no próprio CEO garantindo a finalização do tratamento.

 

INCLUSÃO SOCIAL

 

Para a presidente da Associação Mães de Coragem, entidade que luta pela inclusão de crianças, jovens e adolescentes portadores de necessidades especiais, Flaviana Barros, o governo, com a inauguração do CEO, faz a inclusão social de pessoas que lutam todos os dias por seus direitos em várias áreas.

 

Para ela, é uma alegria saber que essas pessoas terão, a partir de agora, um serviço especializado na área de odontologia, totalmente gratuito. Isso, segundo Flaviana, é motivo para muita comemoração. A associação abriga 150 mães com filhos portadores de doenças raras e necessidades especiais.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS