close
logorovivo2

Edição' Do dia dentro do corpo humano: Será o fim das doenças?

Por Sérgio Pires

DA REDAÇÃO

16 de Novembro de 2017 às 08:06

Edição' Do dia dentro do corpo humano: Será o fim das doenças?

FOTO: (Divulgação)

Há um acontecimento genial, que pode transformar nossas vidas, mas que tem passado desapercebido da maioria da mídia (afinal, o que interessa mesmo é saber se Michel Temer fica ou não no governo, porque todo o resto é secundário para a grande imprensa!). O evento é tão grandioso, que pode mudar simplesmente a História da Humanidade. Parece exagero, mas realmente não é. Pela primeira vez na Medicina, médicos e cientistas trabalhando juntos, vão tentar “editar” o DNA de uma pessoa, dentro do corpo dela. Numa explicação simplória, o genoma humano será modificado e o DNA alterado artificialmente, para que ele passa a produzir proteínas e outros derivados de combate à um tipo específico de síndrome, mas que, no futuro, poderá derrotar quase todas as doenças conhecidas. Só se saberá do resultado real do teste em um ser vivo dentro de três meses, mas se o americano Brian Madeuax, que sofre de uma síndrome raríssima ficar curado, a técnica passará a ser usada e poderá ser o fim de doenças que matam milhões de pessoas todos os anos. A correção do gene, através de uma “edição” do DNA do paciente, é feita através de uma ferramenta chamada de Zinger Finger Nuclease e tem causado uma verdadeira revolução na ciência mundial. Equivale, reservadas as proporções, às descobertas de novos Planetas; às viagens à Lua e outros projetos espaciais e outros grandes momentos das conquistas da Humanidade. Os chineses já tinham conseguido grandes avanços em estudos preliminares, incluindo testes em animais, mas pela primeira vez a tentativa envolve um humano e a esperança é enorme, no mundo da Medicina e da Ciência, sem dúvida, duas entre as melhores coisas que a Humanidade já inventou.

Claro que o novo método, que recém começa a ser testado, é apenas uma esperança, ainda. Mas se em 90 dias ele conseguir curar um adulto que há décadas sofre de uma doença rara, conhecida como Síndrome de Hunter, que prejudica todo o organismo e leva à demência e à morte, terá sido um grande avanço num novo e eficaz método de cura para tantos males que assolam bilhões de humanos, Planeta afora. E certamente é mais uma prova concreta que, ao invés de se gastar boa parte do PIB de vários países em armas mortais, a Humanidade deve se voltar para pesados investimentos na saúde, na Medicina, na Tecnologia, na Ciência. A “edição” do DNA dentro do corpo humano, pode parecer apenas um pequeno passo para o Homem, mas é um gigantesco passo para a Humanidade, plagiando o que disse o astronauta Neil Armstrong, quando se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua.

UMA GREVE COM FUNDO FALSO

O Comando Vermelho, que domina as cadeias no Brasil inteiro e inclusive de dentro delas dá às ordens para algumas das ações mais terríveis contra a população desarmada, está agindo de novo, inclusive em Rondônia. Presos ligados ao CV estão fazendo constantes greves de fome em vários Estados, também nas nossas cadeias, mentindo de que a qualidade da comida é ruim e reclamando de maus tratos e desrespeito de seus direitos. Tudo invenção. Por trás disso está o protesto contra o endurecimento da lei, incluindo o fim da moleza de que assassinos brutais tenham progressão de pena com apenas algum tempo de cadeia e, mais que isso, os primeiros sinais de que o Congresso está ouvindo o desespero da população e começando a mudar a situação em que os direitos dos criminosos estão acima dos direitos de suas vítimas. Os presídios estão superlotados, com cerca de 623 presidiários para a metade de vagas. Em Rondônia, fotos que estariam vindo de dentro dos presídios, embora pareçam ser apenas fakes, mostram carne de gato, que seria alimento de presos. Nada disso é verdade.

O CASO DA GASOLINA

Não foi só o preço do gás de cozinha que disparou em Porto Velho e várias cidades do interior. A gasolina também deu um salto tríplice carpado, para usar a linguagem da ginástica olímpica. Embora não haja sinais de cartelização, já que a diferença dos preços é bastante significativa de um posto para outro, é importante que o motorista ande um pouco mais, para não cair na armadilha dos preços absurdos. Um incauto, nesse feriado de 15 de novembro, foi num Posto Ipiranga e colocou 100 reais de gasolina aditivada. Pagou 4 reais e 39 reais o litro, enquanto em outros pontos da cidade, poderia fazer o mesmo abastecimento com preço abaixo de 4 reais. Em Goiânia, a população se mobilizou e conseguiu fechar vários postos. Em represália, os donos de postos alegam que por causa do movimento está havendo desabastecimento. Neste Brasil é assim mesmo: todos querem um país melhor, decente, sem corrupção, sem safadeza, sem levar vantagem em tudo, desde que, é claro, essas leis só se apliquem aos outros. É mais um momento que assistimos que deixa desesperançados os que ainda acham que esse país tem cura, mesmo com o tipo de povo que o compõem, em sua maioria.

CONVITE OFICIAL VIA GRAVAÇÃO

O PTN, um dos nanicos da política nacional, que chegou até a abrigar importantes lideranças, passa a se chamar Podemos e quer ir forte para a disputa da eleição do ano que vem. Seu principal líder e pré candidato à Presidência da República á o senador Álvaro Dias, do Paraná, figura controversa, mas com muitos admiradores em todo o país. Nessa semana, Dias convidou oficialmente, através de um vídeo que gravou, o procurador Héverton Aguiar, para ser o candidato do Podemos ao governo de Rondônia. De acordo com a gravação, Álvaro Dias afirma que Héverton se encaixa no perfil d partido, que quer “gente séria e comprometida com o combate à corrupção”, para compor a nominata de candidatos em 2018. Na mesma gravação, o Presidenciável do Podemos convidar a Bosco da Federal, para concorrer ao Senado pela legenda. Bosco, aliás, aparece ao lado de Álvaro Dias, durante a gravação. Héverton Aguiar recebeu a mensagem, mas não a respondeu. Continua afirmando que só pensará em política e numa eventual candidatura a cargo eletivo, quando deixar suas funções no Ministério Público, por aposentadoria, o que deverá acontecer no final deste ano, daqui a algumas semanas. Outros partidos também têm oferecido a vaga de pré candidato ao Governo ao Procurador.

COMBINARAM COM O EXPEDITO?

O que se houve nos bastidores do PMDB rondoniense é que a tendência é que o partido componha mesmo uma dobradinha para disputar as duas vagas ao Senado, com Confúcio Moura e Valdir Raupp, que vai buscar mais uma reeleição. Um governador e outro ex governador, além de vários mandatos em Brasília, que resultaram em conquistas importantes para Rondônia. Essa é a visão hoje, nos intestinos do partido. O PMDB acha que pode sim conquistar as duas vagas em disputa. Mas, combinaram com Expedito Júnior, que hoje é o líder de todas as pesquisas para a corrida senatorial? Para fontes importantes do PMDB, o tucano tende a sair como candidato ao Governo e não ao Senado, caso o quadro de lançamento tanto de Confúcio quanto de Raupp se confirme. Embora pareça mais um desejo do que a realidade, o raciocínio não é absurdo. Mas tudo isso, é claro, faz parte do jogo de cena; dos comentários de bastidores; do vai e volta das conversações políticas, pouco menos de um ano para a eleição. A coisa, contudo, já começa a esquentar...

MAURÃO, O ONIPRESENTE

Enquanto muita gente conversa, ele age! Maurão de Carvalho parece um trator. Preside a Assembleia, anda numa boa com seus companheiros deputados, pelo jogo de cintura e a forma como atende a todos; cumpre todos os seus compromissos formais e, mais que isso, está presente em cada metro quadrado de Rondônia, em reuniões, visitas, eventos. Participa de reuniões com centenas de pessoas, mas, logo depois vai na casa de um amigo, de um parceiro, um conhecido, trocar prosa com meia dúzia. Não para nunca. Não por acaso Maurão está em seu quinto mandato como deputado e foi eleito e reeleito, por unanimidade, Presidente do parlamento rondoniense . Com seu jeito bonachão, sua forma simples de atender a todos, não importa quem sejam; com essa onipresença em todos os cantos do Estado, ele está não só viabilizando sua pré candidatura ao Palácio Rio Madeira, como a consolidando. A tal ponto que já não se vê, como sua via até há alguns meses atrás, alguns narizes torcidos, dentro do PMDB, à sua pretensão para 2018. Hoje, segundo uma fonte importante do partido, o nome de Maurão se transformou em quase unanimidade dentro da sigla. Veremos, com o andar da carruagem, se será assim mesmo.

O INCRÍVEL AUXÍLIO PERU

Há ainda alguns benefícios extravagantes, mordomias exageradas e dinheirama beneficiando alguns, apenas, que, a cada nova notícia sobre o tema, mais apavorado fica o contribuinte brasileiro. O Judiciário, que já tem alguns gatilhos para aumentar os ganhos dos seus membros que a população comum sequer soma (não são todos os membros do Poder que ganham, é claro, mas que há, não resta dúvida), precisa começar a analisar algumas dessas situações. A última vem do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em quase 200 mil servidores do Estado (será que precisa mesmo tanta gente no serviço público?) não sabem quando e se irão receber seus salários de novembro, de dezembro e o 13º, o Judiciário terá um plus especial de final de ano. Já apelidado de “Auxílio Peru”, que é para ridicularizar mesmo, a grande de 2 mil reais extras vai chegar ao bolso de todos os membros do Poder, como um extra natalino. Os mais de 15 mil servidores do Poder, que estão com seus salários em dia, ao contrário dos outros 185 mil servidores, já puseram a graninha plus na carteira. Não é de deixar a gente de queixo caído?

PERGUNTINHA

Para o brasileiro pobre, que sofre nas filas dos hospitais e que não consegue muitas vezes nem um medicamento simples para dor de cabeça, você acha que é importante se o presidente da República é Temer, Lula, Bolsonaro ou o Capeta, assunto que domina a mídia diária, como se fosse o mais importante do mundo?
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS