close
logorovivo2

VACINAÇÃO: 43 mil cachorros e 3 mil gatos deverão ser imunizados neste sábado

Dois morcegos que não se alimentam de sangue foram encontrados contaminados com o vírus da raiva

DA REDAÇÃO

13 de Novembro de 2017 às 15:20

VACINAÇÃO: 43 mil cachorros e 3 mil gatos deverão ser imunizados neste sábado

FOTO: (Divulgação)

Cerca de 43 mil cachorros e 3 mil gatos, o equivale a 80% da população de cães e gatos, deverão ser vacinados contra a raiva neste sábado,18, durante campanha de vacinação, desencadeada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Zoonose. Serão 98 postos de vacinação, entre postos de saúde, associações de bairro, igrejas e escolas. Cerca de 600 servidores estão envolvidos para atingir a meta da campanha no sábado.

O vírus da raiva é transmitido dos animais para o homem por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e até o homem. A campanha acontece das 8 h as 17h30min

“Dois morcegos não hematófagos, que não se alimentam de sangue, foram encontrados contaminados com o vírus da raiva no perímetro urbano da capital, e isso serve de alerta para população, porque o vírus rábico se encontra no seu ciclo aéreo, mas é um fator de preocupação. Por isso a importância da vacinação. Há treze anos não é registrado nenhum caso de raiva em cão ou gato em Porto Velho”, destaca Rudolf Cristian Horacek, diretor do centro de controle de zoonoses.

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS