close

AGRICULTURA - Festa da Mandioca é mais uma vez sucesso em Riacho Azul

A região, que fica na margem esquerda do rio Madeira, se tornou a maior produtora de mandioca do Estado

DA REDAÇÃO

7 de Julho de 2017 às 14:50

AGRICULTURA - Festa da Mandioca é mais uma vez sucesso em Riacho Azul

FOTO: (Divulgação)

 A 3ª edição da tradicional Festa da Mandioca que é realizada anualmente no assentamento Riacho Azul, margem esquerda do Rio madeira, foi mais uma vez um sucesso entre produtores não só da própria comunidade como também de outros quatro reassentamentos. A festa surgiu para divulgar a mandiocultura e os derivados da mandioca.

O evento é realizado em parceria com a Emater, Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Secretária de Agricultura (Seagri) e outros. De acordo com o vice-presidente da Associação de Produtores de Riacho Azul, Márcio André Milani. “Hoje, nesta 3ª edição da festa, podemos observar o desenvolvimento da comunidade através da mandioca que eles cultivam e as novas tecnologias empregadas no campo tem ajudado o trabalho do dia a dia do produtor rural”, observou.

A produtora rural e presidente da Asprazul, Maria Paulino, disse que com o apoio dos órgãos envolvidos no setor rural tudo fica mais fácil, pois com as orientações repassadas pelos técnicos para melhor adubação e correção solo com calcário, o resultado foi o aumento da produção”, comentou Maria.

O subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, destacou que a produção da raiz garante uma boa renda aos produtores que, por sua vez, descobriram que cada investimento feito em suas propriedades tem o retorno garantido. “A agricultura familiar faz parte do projeto de desenvolvimento do município, com o apoio do executivo municipal”, finalizou Evaldo.

O vice-prefeito Edgar Tonial, afirmou que a prefeitura de Porto Velho através da Semagric, está trabalhando junto aos agricultores, para fomentar a economia do município. “Esse tipo de evento incentiva cada vez mais a produção. Estamos montando feiras especificas, como a feira noturna que em breve estará funcionando, para que dessa forma os agricultores possam comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final”.

O público apreciou vários pratos feitos com mandioca e ainda pôde participar de um concurso de “melhor descascador de mandioca”, cujo prêmio ficou com a dupla Raildo Silva de Oliveira e Débora da Silva Campos Carvalho, ambos do reassentamento Vila Franciscana. O prêmio de melhor degustador foi para o produtor José Carlos Alves, mais conhecido como “Boneco”, do Riacho Azul. Esse concurso é feito todos anos e os produtores participantes são premiados do primeiro ao terceiro lugar.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS