close
logorovivo2

PF desarticula quadrilha envolvendo índios e madeireiros em aldeia

80 policiais federais cumpriram oito mandados de prisão temporária

DA REDAÇÃO

22 de Maio de 2017 às 09:28

PF desarticula quadrilha envolvendo índios e madeireiros em aldeia

FOTO: (Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, na semana passada, a “Operação Nambikwara”, visando desarticular associação criminosa envolvida na prática reiterada de desmatamento e comércio ilegal de madeira. A ação policial foi desencadeada na região de Comodoro (MT) e aldeias da Terra Indígena Nambikwara. Membros da etnia são vistos com freqüência em Vilhena, já que a aldeia é próxima da cidade.

Cerca de 80 policiais federais cumpriram oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal – Subseção de Cáceres (MT).

As investigações apontam a participação de índios e alguns líderes de aldeias em um esquema onde comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente do interior das áreas indígenas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanha o cumprimento dos mandados.

Os presos serão indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS