close

Uniron realiza evento para discutir ‘Massacre de Corumbiara’

Uniron realiza evento para discutir ‘Massacre de Corumbiara’

DA REDAÇÃO

18 de Setembro de 2015 às 11:56

Uniron realiza evento para discutir ‘Massacre de Corumbiara’

FOTO: (Divulgação)

A UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, no auditório da unidade do Porto Velho Shopping, o evento que está sendo promovido pela coordenação do curso de jornalismo que deve abrir nova discussão a respeito do ‘Massacre de Corumbiara’, um dos mais rumorosos casos de conflito agrário já ocorrido no Brasil.
 
O evento, intitulado “20 Anos de Corumbiara: Conflitos agrários e bastidores da reportagem”, contará com uma mesa redonda composta por jornalistas de renome em Rondônia, também denominada “roda de conversa”, onde será feito o lançamento do livro reportagem “Corumbiara, caso enterrado”, do jornalista paulistano João Peres, que disponibilizará a publicação no local para venda e estará realizando uma sessão de autográfos.
 
De acordo com a coordenação do evento já confirmaram as presenças dos jornalistas locais para a “roda de conversa”: Adalton da Silva, Marcelo Bennesby, Ivonete Gomes, Dalton Di Franco, Jussara Gottlieb, Jaqueline Gonçalves, Marcelo Régis, João Albuquerque, Maríndia Moura, Vanessa Mafra, vereador Everaldo Fogaça (presença ainda à confirmar) e o microfone será aberto para acadêmicos de jornalismo questionar ou expressar sua opinião durante o evento.
 
 

CORUMBIARA

 

 
Considerado um dos marcos divisores do conflito agrários o Brasil, o caso Corumbiara ganhou repercussão mundial quando foram divulgadas imagens dos 12 mortos em uma reintegração de posse que envolvia membros do MST (Movimento Sem Terra), pistoleiros e policiais.
 
O fato ocorreu no Cone Sus do Estado de Rondônia, na fazenda Santa Elina, em 1995, e até hoje os seus desdobramentos fazem parte dos debates relacionados aos direitos humanos em âmbito internacional.
 
Esse evento como parte do projeto “aula integrada”, em que diversas disciplinas estabelecem um diálogo em prol de uma atividade e da produção de um conhecimento em comum, o evento promove o debate de questões éticas ligadas ao trabalho jornalístico em si e, sobretudo, aos temas ligados aos direitos humanos, em especial ao que se refere à atuação da mídia regional na Amazônia.
 
A coordenação reiteirou que a ideia, a partir do debate, é pensar os desafios e dificuldades da reportagem em profundidade e, sobretudo, de reportagens independentes, além de refletir sobre a importância de abordar, em toda a sua complexidade, os episódios mal explicados da história recente do país.
 
O evento é gratuito e mais informações a respeito com Flau Naje – (69) 9211 4541.
 
 

SERVIÇO

 

 
O que é: “20 Anos de Corumbiara: Conflitos agrários e bastidores da reportagem” e lançamento do livro "Corumbiara, caso enterrado", de João Peres
 
Onde: No auditório da Uniron, unidade do Porto Velho Shoppping
 
Quando: Nesta sexta-feira (18)
 
Horário: 19h.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS