close

Professor da UNIR participa de Estágio Doutoral na Universidade de Oxford

Professor da UNIR participa de Estágio Doutoral na Universidade de Oxford

DA REDAÇÃO

10 de Setembro de 2015 às 13:59

Professor da UNIR participa de Estágio Doutoral na Universidade de Oxford

FOTO: (Divulgação)

Rondônia pode se orgulhar de seus filhos e dos que assim se tornaram de coração. Alguns enaltecem nosso Estado nos mais elevados

patamares mundiais. Como exemplo, temos o Prof. Josenir Lopes Dettoni, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, recentemente aceito para realizar um estágio doutoral na Universidade de Oxford, Inglaterra, sem dúvida uma das mais conceituadas do planeta. “Faço Doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – e fui aceito em Oxford com o apoio de professores e do Programa de Pós-Gradução em Filosofia”.

Já há três meses na Inglaterra, Prof. Josenir Dettoni tem podido se encontrar com celebridades mundiais da Filosofia e recentemente se tornou membro da Oxford Philosophical Society, sociedade com sede em Oxford que promove o interesse pela Filosofia em âmbito global.

Com 37 anos, Josenir, ex-aluno de escolas como Anísio Teixeira, em Ariquemes, Pitágoras e Carmela Dutra, em Porto Velho, além de filósofo é também psicólogo, desenvolvendo pesquisas na área de Ética Ambiental, Filosofia Política, Saúde e Direitos Humanos. No entanto, seu enfoque é principalmente voltado para o futuro: “A Filosofia tem muito a contribuir em questões estratégicas que a humanidade ainda vai enfrentar”, declara o professor.

Questionado, para esta matéria, sobre como é a vida de um pesquisador de Rondônia em um ambiente acadêmico de renome internacional, Dettoni revela: “Este tempo de atuação em Oxford está sendo muito importante. Poder participar de discussões sobre assuntos de relevância mundial é um grande privilégio. Também o contato com professores e estudantes de todo o planeta ajuda a ampliar minha visão de mundo. Estou estabelecendo diversas parcerias acadêmicas que podem nos trazer bons frutos. E, em especial, o que mais me alegra é poder representar minha terra aqui, poder ser uma voz da Amazônia neste ambiente de estudos e pesquisas”.

Em seu regresso, Josenir Dettoni pretende compartilhar sua experiência em Rondônia: “Sinto-me responsável em dividir o conhecimento fruto desta jornada; e ficaria muito feliz em poder estimular a Educação e o desenvolvimento sustentável e estratégico de nosso Estado”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS