close

Hemocentro de Rondônia já está em ritmo de folia

Hemocentro de Rondônia já está em ritmo de folia

DA REDAÇÃO

15 de Janeiro de 2015 às 14:07

Hemocentro de Rondônia já está em ritmo de folia

FOTO: (Divulgação)

Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro’, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, quando foliões foram às ruas da capital, Porto Velho, com o objetivo de doar sangue e preparar o hemocentro para os dias de folia. Com o sucesso do evento, às 17h haverá outra ação, no Espaço Alternativo.
A iniciativa é do Governo do Estado, em conjunto com o maior bloco carnavalesco da região norte do país, a Banda do Vai Quem Quer. Com a ação se espera abastecer o banco de sangue e atender todas possíveis demandas nos dias de folia.
Para a presidente da Banda, Siça Andrade, o compromisso social é fundamental. “A Banda abraçou essa causa. Temos consciência da necessidade da doação de sangue e também do nosso compromisso social”.
Segundo ela, o grupo se esforçará ao máximo para contribuir com o hemocentro. “Assim, firmamos o nosso compromisso com a vida”. A Banda convocou todos os foliões para não deixar faltar sangue nos dias de folia. Segundo dados da polícia, a Vai Quem Quer arrastou aproximadamente duzentos mil foliões no carnaval de 2013.
O Governo Estadual acredita que com toda essa força da Banda, Rondônia conseguirá captar muitos doadores. O presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires, explica que essas ações são provocativas e faz com que todos pensem sobre o seu papel enquanto cidadão. “O folião precisa entender que é necessário exercer cidadania. Só o doador é capaz de salvar vidas. Aqui no hemocentro precisamos de sangue diariamente e temos que contar com a solidariedade de cada cidadão”, explicou.
Diversas secretarias estaduais uniram forças e estão colaborando com essa campanha de sangue do hemocentro.
O governador Confúcio Moura elogia a importância dessa parceria: “Nada mais justo essas parcerias entre secretarias. Agora conseguimos firmar parceria com o maior bloco da região norte, e quem ganha é o rondoniense. Temos que fortalecer essas ações”.
Confúcio lembra que o Governo não consegue comprar sangue, por esse motivo, a atual campanha requer um trabalho intensivo de conscientização.
QUEM PODE DOAR SANGUE
Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.
Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.
Mais informações: 0800- 8425744

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS