close
logorovivo2

Caps – AD faz tratamento para fumantes abandonarem o tabagismo

Aqueles que aderem ao programa são encaminhados para a terapia estruturada em grupo realizada em quatro sessões, uma por semana.

DA REDAÇÃO

22 de Agosto de 2014 às 14:26

Caps – AD faz tratamento para fumantes abandonarem o tabagismo

FOTO: (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através do Centro de Apoio Psicossocial- Álcool Drogas (Caps-AD) tem atendido mensalmente mais de 20 pacientes que buscam tratamento contra o tabagismo. Apesar de ser legalmente permitido, fumar cigarros é prejudicial à saúde e quem decide abandonar o hábito encontra apoio psicossocial e medicamentoso na unidade de atendimento que fica na avenida Lauro Sodré, no bairro Pedrinhas.

“O tratamento é gratuito e os interessados podem procurar a unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer sua inscrição. Oferecemos tratamento e apoio necessário para qualquer pessoa que queria deixar de fumar, basta nos procurar”, explicou Valdicélia Alves dos Santos, enfermeira do Caps-AD.

O Programa de combate ao tabagismo é desenvolvido durante um ano e em três fases onde o paciente tem acesso a sessões de terapia individual e em grupo e, aqueles que precisam, tratamento com medicamentos. Na primeira reunião (em grupo) os interessados são informados sobre como o tratamento funciona, as regras e organização das atividades.

Aqueles que aderem ao programa são encaminhados para a terapia estruturada em grupo realizada em quatro sessões, uma por semana. No segundo mês são feitas mais duas sessões em grupo quinzenais, e nos 10 meses seguintes as sessões são mensais para manutenção.

“É muito difícil para quem fuma há muitos anos deixar o vício e alguns acabam tendo recaídas. Por isso, é muito importante que a pessoa faça todo o tratamento e tenha muita determinação no processo”, enfatizou Érica Carla Melo, assistente social do Caps – AD que também destaca o quanto a vida dos pacientes melhora ao abandonar esse hábito: “Os que conseguem para de fumar comentam que a saúde melhora muito. Respiram melhor e sentem menos cansaço. Até a autoestima aumenta”, afirma.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS