close
logorovivo2

Vacina contra catapora será oferecida na rede municipal de saúde

Vacina contra catapora será oferecida na rede municipal de saúde

DA REDAÇÃO

11 de Setembro de 2013 às 11:27

Vacina contra catapora será oferecida na rede municipal de saúde

FOTO: (Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Porto Velho, passarão a disponibilizar a vacina contra a Varicela, conhecida popularmente como catapora. A imunização será disponibilizada por meio da vacina tetra viral, que previne contra outras três doenças: sarampo, rubéola e caxumba.

Antes, a proteção era oferecida apenas a crianças especiais ou imunodeprimidas, de forma isolada ou através da rede privada. O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar este mês a vacina que irá compor o calendário nacional de vacinação exclusivamente para crianças de até 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral, é o que explica a Chefe da Divisão de Imunização. “A população precisa entender que a vacina está em fase de implantação e neste caso a matéria-prima costuma ser baixa e por este motivo existe uma limitação de idade imposta pelo próprio MS.  Nós esperamos que no ano que vem seja ampliada a faixa etária”, disse Elizeth Gomes.

Com 97% de eficácia, a vacina tetra viral é segura e raramente causa reações alérgicas. A imunização evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação de doenças. Pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, exceto a vacina da febre amarela que deve ser administrada com intervalo mínimo de 30 dias. Com essa inclusão, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela. Elizethe reforça ainda que não haverá campanha de vacinação, pois a tetra viral será disponibilizada na rotina dos 19 postos da zona urbana e 13 da zona rural, em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral, utilizada anteriormente. “Os responsáveis devem procurar a unidade mais próxima, portando o cartão de vacina e certidão de nascimento, das 08:00 às 17:30, sem pausa para almoço”.

A Doença

A catapora é caracterizada, principalmente, pela proliferação de bolhas pelo corpo do doente, chamadas de vesículas, é altamente contagiosa, podendo ser acompanhada de febre moderada. As principais complicações da doença são as infecções bacterianas secundárias de pele, otites, pneumonias, meningite e infecção generalizada.

Do surgimento das bolhas até a cicatrização, são aproximadamente cinco dias. No entanto, antes de surgirem, há um período de incubação, que dura de 2 a 3 semanas. A doença é transmitida através de partículas virais transmitidas pelo ar ou por meio do contato com a pele e pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS