close
logorovivo2

Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

DA REDAÇÃO

8 de Julho de 2013 às 15:45

Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

Promovido na última semana pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), o 8º Congresso Estadual de Profissionais, encerrou-se no último sábado (06/07) com a eleição dos sete delegados que representarão o Conselho, no 8º Congresso Nacional de Profissionais (8º CNP), que será realizado no mês de Setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (70ª SOEA). Foram dois dias de palestras, debates e discussões em torno do tema central “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional” e dos eixos temáticos: Exercício Profissional, Inserção Internacional, ‘Integração Profissional e Social” Formação Profissional” e Organização do Sistema.
A abertura do Congresso foi realizada na última quinta-feira (04/07), no auditório da Uniron (Porto Velho Shopping) e contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, do coordenador do 8º CEP, engenheiro Carlos Trajano, da presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Márcia Luna, entre outras autoridades presentes, profissionais e estudantes das áreas do Sistema Confea/Crea e Mútua, imprensa e convidados.
A primeira palestra teve como tema Inserção Internacional e foi ministrada pelo engenheiro da computação, Henrique Gaspar Nogueira, onde abordou sobre os principais desafios e oportunidades de inserção profissional no mercado internacional. “O principal desafio é a falta de informação. Essa palestra tem como objetivo informar sobre como o profissional pode dar continuidade aos estudos fora do Brasil. É preciso saber que o governo brasileiro oferece um suporte para aquele que deseja ter uma formação fora do país”, disse Gabriel. O segundo painel temático teve como palestrante o prefeito de Ji-Paraná, o Engenheiro Civil Jesualdo Pires, que falou sobre “Integração Profissional e Social”.
As palestras aconteceram no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de Rondônia (Sinduscon). No período da tarde, o Engenheiro Agrônomo e chefe geral de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), César Augusto Domingues Teixeira, falou sobre a atuação dos profissionais ligados ao Crea dentro da Embrapa abordando o tema “Formação Profissional”. Segundo ele, os profissionais do Crea têm grande responsabilidade, nos diferentes níveis, deste processo. “É necessário maior articulação junto ao nível de decisão política. A Embrapa atua há 40 anos no Estado e conta com 39 profissionais ligados diretamente ao Crea, na produção de café, de grãos, de manejo florestal e outras áreas. Nesse período que a Embrapa vem atuando no estado, Rondônia deixou uma realidade extrativista para se tornar um polo ativo da agricultura brasileira. A Embrapa têm um papel muito importante para o desenvolvimento da agronomia”, finalizou Teixeira.
Apresentação das propostas
No terceiro e último dia do Congresso (06/07) foi realizada a votação para escolher as 20 propostas que serão encaminhadas para o 8º CNP, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Eleição dos delegados
Outro objetivo do 8º CEP é eleger os delegados estaduais. O papel do delegado é o de atuar de acordo com a política do Crea-RO e defender as propostas aprovadas no 8º CEP na etapa nacional do Congresso. Os três delegados eleitos com mandatos são: o Geógrafo Eliomar Pereira; Engenheiro Civil Eudes Fróes e o Engenheiro Florestal, Joel Magalhães. Os quatro delegados sem mandatos são: Neemias Machado Barbosa; Inaldo de Melo Gomes, Vaneide Pimenta de Almeida e Luis Cláudio de Oliveira Ramos.
O 8º CEP é realizado em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e com a Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS