close
logorovivo2

Construtora Camargo Corrêa realiza ações de combate ao abuso de crianças e adolescentes

Construtora Camargo Corrêa realiza ações de combate ao abuso de crianças e adolescentes

DA REDAÇÃO

21 de Maio de 2013 às 08:29

Construtora Camargo Corrêa realiza ações de combate ao abuso de crianças e adolescentes

FOTO: (Divulgação)

A semana que antecedeu o dia 18 de maio foi marcada por diversas ações de sensibilização no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, abrangendo desde os jovens aprendizes, até os caminhoneiros na portaria da obra. Na sexta-feira, 17 de maio, foram realizadas duas atividades alusivas à campanha nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste ano, a data teve como tema “Um simples ato pode mudar tudo”.

A primeira ação, na portaria da obra, foi uma distribuição de panfletos, das 6h30 às 8h. A segunda atividade teve início ao meio dia com a sensibilização dos profissionais na rodoviária da obra. Além da entrega de panfletos, houve a apresentação do grupo formado por jovens da comunidade “Aqui Jaci Fala”, que por meio de esquetes, mostrou para o público, através do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, situações em que os jovens se deparam no dia a dia, em casa, na escola, na rua e na sociedade.

Guilherme, um dos jovens do grupo teatral, disse que “o objetivo da apresentação é mostrar às pessoas que os adolescentes necessitam de ajuda e de atenção”. Ele parabenizou a construtora Camargo Corrêa e seus profissionais pela iniciativa na realização de importante campanha de conscientização. 

Ainda na rodoviária, os profissionais da Camargo Corrêa receberam um dominó com figuras retratando crianças para que eles jogassem em grupos de quatro pessoas. Esta foi a metodologia utilizada para informar e conscientizar homens e mulheres que atuam na obra, sobre a importância da campanha e das ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os vencedores receberam de brinde o dominó para jogar em casa com as respectivas famílias.

Uma das multiplicadoras do Programa Grandes Obras pela Infância da Camargo Corrêa, a analista de Responsabilidade Social, Cibele Cristina de Freitas, atua na empresa há três anos. Ela explicou que "o Programa Grandes Obras pela Infância atua no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no entorno da obra e que o dia 18 de Maio é uma data muito importante para falarmos sobre este assunto”. “Precisamos lutar pelos direitos das crianças. E nós, como adultos responsáveis por elas, devemos fazer a nossa parte". Ela finalizou lembrando que "a data é marcada pela mobilização da sociedade contra essa forma de violação de direitos de meninos e meninas. A campanha ressalta que um simples ato pode mudar tudo. Ou seja, não custa pegar o telefone e fazer uma denúncia pelo disque 100".

A campanha também foi estendida para Jaci-Paraná. No sábado, 18, foi a vez das crianças darem sua contribuição pela causa, participando de ações sociais que resgatam e socializam, como uma partida de futebol, que mobilizou a garotada da comunidade. Para o professor de Educação Física, Ederson Fabrício, “atividades como a prática de esportes são essenciais, porque unem as pessoas e ocupam o espaço livre desses pequenos”.

Depois do jogo, a comunidade ainda assistiu a apresentação do grupo local Aqui Jaci Fala que encenou várias situações para mostrar como os jovens são tratados e vistos pela sociedade. Houve também uma caminhada de conscientização e alerta pelas ruas de Jaci-Paraná. Na oportunidade, os profissionais da Camargo Corrêa e os jovens do Grupo “Aqui Jaci Fala” carregaram faixas e cartazes e distribuíram panfletos aos pedestres e motoristas durante todo o trajeto. A panfletagem também aconteceu de porta em porta com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se denunciar, a ocorrência de um crime de abuso sexual de crianças e adolescentes.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS