close
logorovivo2

Símbolos do Ministério Público de Rondônia são aprovados pela Assembleia Legislativa

Símbolos do Ministério Público de Rondônia são aprovados pela Assembleia Legislativa

DA REDAÇÃO

17 de Agosto de 2012 às 14:50

Símbolos do Ministério Público de Rondônia são aprovados pela Assembleia Legislativa

FOTO: (Divulgação)

A Assembleia Legislativa, em votação unânime dos deputados, aprovou projeto de lei que institui os símbolos do Ministério Público do Estado de Rondônia e dispõe sobre suas formas e apresentações. Em consonância com o que dispõe o projeto, os símbolos do Ministério Público são a bandeira, a canção e a logomarca.
A proposta, conforme esclarecido aos parlamentares pelo procurador-geral de justiça, Hérverton Alves de Aguiar, foi devidamente apreciada e aprovada em sua integralidade pelo egrégio Colégio de Procuradores de Justiça antes do envio à Casa de Leis. Por conta disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), inseriu a matéria na ordem do dia e a levou para a apreciação dos deputados em sessão plenária.
Segundo o projeto aprovado, a bandeira terá o formato retangular, tripartida horizontalmente em duas cores fundamentais, vermelho bordô e bege perolizado, contendo, no meio do quadrilátero, e sobreposta à faixa bege, a logomarca do MP, composta pelos seguintes elementos: Ministério Público; símbolo elíptico em conjunto com o mapa do Estádio de Rondônia e a balança da Justiça; os ramos de folhas e a base com o descritivo Rondônia. A bandeira estará permanentemente localizada em um mastro, ao lado esquerdo da bandeira nacional, no edifício-sede da Instituição. Além disso, a bandeira pode ser apresentada: hasteada em mastro ou adriças, no edifício-sede, nas sedes das Promotorias de Justiça do interior, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito; reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças e veículos; compondo, com outras bandeiras, panóplias, escudos ou peças semelhantes; conduzida em eventos ou mesmo individualmente; distendida sobre ataúdes, até a ocasião do sepultamento.
Já a logomarca, conforme o projeto, foi elaborada de maneira moderna, composta pelos seguintes elementos: Ministério Público; símbolo elíptico em conjunto com o mapa do Estado de Rondônia e a balança da Justiça; os ramos de folhas e a base com o descritivo Rondônia. A logomarca será usada nos papéis de expediente, nos convites e publicações oficiais de nível estadual.
A canção, de composição do procurador de justiça Airton Pedro Marin Filho (letra) e do Coral Canto Livre (melodia), será executada em todos os eventos oficiais do Ministério Público do Estado de Rondônia.
Canção do Ministério Público do Estado de Rondônia
“Nossa história conquistou o seu espaço
Debatendo com poderes e cobrando os seus deveres
Defendendo o regime democrático e os interesses sociais
Ministério de ação

Não se curva a nada e a ninguém

 

Por sua grandeza é chamado ministério

Por sua essência é público
Para ser da cidadania seu maior cancioneiro
Eis o Ministério Público Brasileiro
 
Com a constituição cidadã se tornou defensor da sociedade
E nesta missão deve agir com decência e retidão
Comprometido com a ética, transparência e proatividade
Do povo é o herói destemido, a exigir respeito à lei
Ministério da gente é o povo quem diz
 
Por sua grandeza é chamado ministério
Por sua essência é público
Para ser da cidadania seu maior cancioneiro
Eis o Ministério Público Brasileiro
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS