close
logorovivo2

Sistema FIERO intermedia intercâmbio cultural entre Porto Velho e a cidade chinesa de Jinan

Sistema FIERO intermedia intercâmbio cultural entre Porto Velho e a cidade chinesa de Jinan

DA REDAÇÃO

15 de Junho de 2012 às 15:42

Sistema FIERO intermedia intercâmbio cultural entre Porto Velho e a cidade chinesa de Jinan

FOTO: (Divulgação)

No ano de 2011 a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, tendo à frente o presidente Denis Baú, articulou o processo de geminação das cidades de Jinan, na China e Porto Velho. Em virtude dessa irmandade, há um projeto de intercâmbio cultural, dando a oportunidade aos jovens das duas cidades, para aprender os seus idiomas. Em agosto de 2012, Porto Velho receberá novamente, uma comitiva chinesa, composta por autoridades e empresários da cidade irmã, para acertar os detalhes desse intercâmbio e estreitar os laços, oportunizando o comércio internacional entre as duas cidades.
 
Para acertar os detalhes dessa visita, o presidente Denis Baú, recebeu em seu gabinete o vice-presidente do Sinduscon/PVH, Maurilio Vasconcelos, o secretário chefe da Casa Civil do município de Porto Velho, Sérgio Pacífico e mais técnicos da prefeitura de Porto Velho.
 
O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, que também participou da reunião, falou que é importante mostrar para a comitiva, que Porto Velho, abraçou mesmo a cidade chinesa como irmã. “O foco da FIERO é firmar essa parceria para que haja melhor integração e assim firmarmos um comércio internacional forte”.
 
Jinan, capital da Província de Shandong, tem 6,6 milhões de habitantes, é importante centro comercial e industrial da China com mais de 4 mil anos de história. É conhecida como a “Cidade das Fontes” em função de 72 famosas nascentes que embelezam a área urbana além “dos lótus e salgueiros que cercam a cidade entre colinas e lagos”. Conta com 18 universidades, 39 escolas de ensino superior e 200 instituições de pesquisa além de 10 laboratórios nacionais.
 
Baú fez questão de ressaltar mais uma vez os pontos de afinidade entre ambas as cidades. “Jinan é avançado polo siderúrgico e Porto Velho ascende como forte polo industrial, com destaque no setor metalmecânico instalado na capital”.
 
Empresa Chinesa Monta Turbinas de Jirau
 
Engenheiros da empresa chinesa Dong Fang, responsáveis pela montagem de 32 turbinas de Jirau, estiveram em visita de cortesia a FIERO. Em detrimento da irmandade com Jinan, os chineses procuraram a Federação para solicitar auxilio no desembaraço com o material das turbinas. São aproximadamente 30 engenheiros chineses estarão em Rondônia nos próximos meses e ficarão na capital por 3 anos.
 
A montadora foi contratada pela empresa Camargo Corrêa, responsável pelas obras da usina. O superintendente e vice-presidente da Federação, Gilberto Baptista e Ivandro Behenck respectivamente, recepcionaram os engenheiros.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS