close
logorovivo2

IMUNIZAÇÃO - Campanha de vacinação acontece até sexta-feira

IMUNIZAÇÃO - Campanha de vacinação acontece até sexta-feira

DA REDAÇÃO

23 de Maio de 2012 às 12:31

IMUNIZAÇÃO - Campanha de vacinação acontece até sexta-feira

FOTO: (Divulgação)

Iniciada no último dia 5, a campanha de vacinação contra gripe, pretende imunizar 197.303 mil pessoas no Estado. Segundo dados da Coordenadoria Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cerca de 45% da meta já foi vacinada. A expectativa é de que até sexta-feira, dia 25, data de encerramento da campanha este número seja alcançado.

De acordo com Valdir Alves, coordenador do Núcleo de Imunização, existem muitos mitos que são empecilhos, mas o principal ainda é o medo da agulha, brinca. “Acredito que devido ao prazo estendido de 20 dias as pessoas deixem para vacinar na última hora, pois teremos também o feriado no dia 24. Como técnico, preferiria que as pessoas se vacinassem no ‘Dia D’ da campanha, que é a abertura”. Outros casos que explicam a ausência são as pessoas doentes que aguardam um prazo para se recuperarem, afirma Valdir.

A vacina protege contra a H1N1 e contra o tipo B. O vírus da gripe é mutante, e na capital há dois projetos sentinelas que acompanham o tipo que circula no Estado, explica o coordenador. Ao enviar esses dados ao Ministério da Saúde eles processam as informações através do sistema e enviam as vacinas para imunização da população.

Vacinas

“São 220 mil doses para atender todo o nosso público. Somando os grupos gestantes em qualquer fase, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, além dos trabalhadores de saúde contabilizam um total de 197.303 doses de vacinas. Esse montante representa 80% do total enviado, as doses extras nos garantirão uma proteção no período sazonal”, explica Valdir.

São, ao todo, 211 salas de vacinas distribuídas em todo o estado e as pessoas que estão entre o público da campanha e ainda não tomaram sua dose tem ate o dia 25 para se imunizar

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS