close
logorovivo2

Prefeitura realiza Seminário de abertura das ações alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Juvenil

Prefeitura realiza Seminário de abertura das ações alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Juvenil

DA REDAÇÃO

17 de Maio de 2012 às 12:24

Prefeitura realiza Seminário de abertura das ações alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Juvenil

FOTO: (Divulgação)

A prefeitura de Porto Velho através da secretária municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira, 16, na Biblioteca Viveiro das Letras, zona Sul de Porto Velho, o seminário 18 de Maio, evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual. O evento que acontece todos os anos em diversas capitais, em 2012, veio com uma nova proposta, como explica Ana Paula Pereira, assistente Social: “Este ano aqui em Porto Velho pela primeira vez acontece a Mostra de Curtas, ou seja, incentivamos os alunos a produzirem materiais que nos mostrem o caminho para trabalhar com mais facilidade com eles essa questão do abuso e violência sexual cometido contra jovens e crianças mundo a fora” disse a assistente social.
O evento foi realizado em parceria com o Projeto Vira a Vida, do SESI/SENAI que trouxe jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social para contar suas experiências para ser usado como exemplo pelos jovens da escola Joaquim Vicente Rondon. Em contrapartida eles apresentaram pequenas peças de teatro que foram fotografadas e irão virar uma foto novela montada pela ONG paulista Lua Nova, que também é parceira do projeto aqui em Porto Velho e pioneiro no enfoque familiar e a proteção de crianças jovens e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade.
Durante as apresentações os alunos fizeram relatos sobre como combater violência sexual, bullyng, gravidez na adolescência, entre outras formas de abusos e violência que ocorrem contra os jovens.
As atividades alusivas se estendem até o dia 18 de maio na capital e distritos.
 
Programação
 
Mobilização- Secretaria Municipal de Educação (Semed)
 
Dia 18 - Sensibilização e mobilização na sede da Semed nos Departamentos e Divisões da Semed as 09h, com distribuição de folders para servidores e visitantes.
 
Dia 18 - Palestra para alunos do 5º ano da Escola Municipal João Afro Vieira às 13h30min com a pedagoga Janaína Ferreira e Maria Gerlânia (estagiária de Psicologia)
 
Dia 18 - Palestra para educadores e alunos da educação de jovens e adultos na Escola Municipal Darcy Ribeiro às 19h30min com a pedagoga Thânia Kadma Araújo. Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Mobilização -secretaria municipal de Assistência Social (Semas)
 
Dia 17 - 8h às 14hOficina de produção e Abordagem Técnica para profissionais que atuam na rede de proteção social, no CREAS, Rua Geraldo Ferreira, 2176, bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
 
Dia 18 - as 08hEm Jacy Paraná, na EMEF Joaquim Vicente Rondon, Oficina e Abordagem
Técnica para profissionais que atuam na rede de proteção social. Às 10h,Mesa de Diálogo “A
Dinâmica do Território e os fenômenos sociais”, com a assistente social Ana Paula Aquino. Às
14h, o seminário “18 de Maio”- Semeando a Proteção Social de Crianças e Adolescentes na
Família, na Escola e na Comunidade para o Protagonismo Juvenil. Às 16h,1ª Mostra de Curta
Metragem do projeto Semear de Jacy Paraná. Às 17h, Trocando Idéias, encontro e debates.
 
Mobilização- Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
 
Dia 17 - Em Jacy Paraná, na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon pela manhã e tarde com a palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes”
Dia 17 - Na sede do CREAS pela manhã e tarde com a oficina para técnicos que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, numa parceria com a Semas e Semusa.
Dia 17 - Na Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio com Pit Stop no semáforo na Av. Mamoré com Cahula de manhã e a tarde.
Dia 18 - Nas Escolas Darcy Ribeiro e Flora Calheiro com a palestra nas sobre o tema abordado e doença sexualmente transmissível, à tarde e a noite.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS