close
logorovivo2

No dia do Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil grupo Camargo Correia mobiliza profissionais e comunidades

No dia do Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil grupo Camargo Correia mobiliza profissionais e comunidades

DA REDAÇÃO

17 de Maio de 2012 às 16:49

No dia do Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil  grupo Camargo Correia mobiliza profissionais e comunidades

FOTO: (Divulgação)

Empresa realiza ações de conscientização para o problema nas cidades onde desenvolve o Programa Grandes Obras pela Infância
 Para marcar o dia 18 de maio, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o programa Grandes Obras pela Infância realiza ações de mobilização de profissionais e comunidades nas cidades onde está presente. Criado em 2011, o programa desenvolve práticas de fortalecimento da rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e é uma parceria entre Instituto Camargo Corrêa (ICC), Construtora Camargo Corrêa e Childhood Brasil. Atualmente, o projeto está presente em Fortaleza (CE), Alcântara (MA), São Luís (MA), Altamira (PA), Abre Campo (MG), Cristalina (GO) e Porto Velho (RO) – cidades onde há empreendimentos de grande porte sendo executados pela Camargo Corrêa.
 Em Alcântara, onde a Construtora executa a obra Cyclone IV, para marcar o 18 de maio, o Grandes Obras pela Infância acaba de promover o seminário Enfrentamento à Violência Sexual e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Como parte da programação, o projeto também vai distribuir cartões postais com frases de combate à violência sexual na Festa do Divino, principal festividade do município, que acontece nos dias 25 e 26 de maio. Os cartões foram produzidos por adolescentes do projeto Comunicação pela Infância, realizado em parceria com a ONG Oficina de Imagens, Conselho Tutelar de Alcântara e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na ocasião, serão confeccionadas serigrafias em camisetas com frases sobre o tema e será lançado o vídeo “Acorda Alcântara” com depoimentos sobre direitos sexuais.
 Em Fortaleza, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma passeata na comunidade Vila do Mar, com atividades para crianças. O evento é uma parceria da Prefeitura com a Construtora Camargo Corrêa e deve reunir 1.500 pessoas. Lá, o Grandes Obras pela Infância realiza o Barra do Ceará, que está formando 46 profissionais de educação e saúde e promovendo multiplicação com outros 100 agentes que já trabalham no atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados. Esses profissionais desenvolverão ações de caráter educativo e preventivo nas suas instituições junto a 425 adolescentes e 212 familiares. A Formação Básica dos e 26 profissionais será realizada nos dias 28 de maio a 1º de junho.
 “Desde a criação da Lei (Lei 9.970 que institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil), organizações sociais ligadas aos direitos da infância e adolescência realizam diversas ações e atos de mobilização para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O projeto Grandes Obras pela Infância traz grandes contribuições nesse sentido, promovendo ações de enfrentamento do problema em comunidades de risco”, afirma Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa (ICC).
 Grandes Obras pela Infância
 Em cada município, o ponto de partida do Grandes Obras pela Infância é o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, que busca interpretações claras para os princípios colocados na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Construído pelos órgãos competentes de cada cidade, entre eles o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar, o Plano cria condições políticas e de gestão para que as ações previstas sejam realizadas.
 
Em Abre Campo (MG), onde a Construtora executa as obras do Mineroduto, o Plano não existe e hoje o Grandes Obras está apoiando sua elaboração. Com ajuda do projeto Fios da Proteção, realizado em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), o Plano Municipal está sendo construído. O projeto está auxiliando ainda os profissionais do sistema de garantia de direitos na implementação de uma metodologia de trabalho que contemple a família e a promoção do direito à Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
 Nas localidades onde o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil já existe, o Grandes Obras pela Infância apoia o desenvolvimento das ações previstas. São projetos de articulação da rede de proteção dos direitos da infância, de aplicação de fluxos de atendimento para casos de violência sexual, de implantação, formação e fortalecimento do CMDCA e Conselho Tutelar. As ações preveem ainda a formação e sensibilização de profissionais de rede de ensino e de saúde para contribuição na prevenção e notificação e ainda comunicação para esclarecer a questão junto à comunidade, aos funcionários e empresas parcerias por meio de campanhas de prevenção e sensibilização.
 Sobre a Construtora Camargo Corrêa
 Com presença na América Latina e África, a Construtora Camargo Corrêa é uma empresa com vocação para a execução de projetos de grande porte e de alta complexidade logística, construtiva e de engenharia. Em mais de 70 anos de atuação, constam em seu portfólio algumas das mais importantes obras dos segmentos de Energia, Construções Industriais, Óleo & Gás, Transporte de Massa e Saneamento, entre outros segmentos. Com quadro de aproximadamente 30 mil profissionais, a Construtora Camargo Corrêa tem por princípio a aplicação em suas obras de políticas de gestão que resultam na obtenção das principais certificações de qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social.
 Sobre o Instituto Camargo Corrêa
 O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. O intuito é fortalecer vínculos entre empresa e comunidade, de forma a contribuir para a transformação social. Atualmente desenvolve 133 projetos em 60 cidades brasileiras, beneficiando diretamente 29 mil pessoas e impactando outras 250 mil pessoas. Mais informações: www.institutocamargocorrea.org.br
 Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil – Instituto WCF é o braço brasileiro da World Childhood Foundation (Childhood), organização criada em 1999, por S. M. Rainha Silvia da Suécia, com o objetivo de promover e defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de risco em todo o mundo. A Childhood Brasil trabalha pela proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual, incluindo a exploração sexual nas estradas e ligada ao Turismo, o abuso on-line e a pornografia infantil na Internet. Situações que, apesar de causarem espanto e indignação, continuam a ocorrer. A organização apoia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades e desenvolve programas próprios, de impacto regional ou nacional, com objetivo de mobilizar e articular os diferentes setores da sociedade, fortalecer as redes de proteção, influenciar políticas públicas e gerar impacto para a causa, tendo como base a disseminação de metodologias bem-sucedidas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS