close
logorovivo2

Eletrobrás garante instalar rede de energia em assentamentos orientados

Eletrobrás garante instalar rede de energia em assentamentos orientados

DA REDAÇÃO

28 de Abril de 2012 às 08:30

Eletrobrás garante instalar rede de energia em assentamentos orientados

FOTO: (Divulgação)

 

A instalação de redes de energia elétrica nos assentamentos orientados da prefeitura, na periferia de Porto Velho, uma demanda constantemente cobrada pela administração municipal desde 2010, será feita ainda este ano. Quem garante é o assistente da presidência da Eletrobrás em Rondônia, Efraim Pereira da Cruz. O anúncio foi feito na quinta-feira (26), durante solenidade para assinatura do acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Eletronorte.

Quem mais comemorou o anúncio, além de Roberto Sobrinho, foram os integrantes da secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), responsável pelos assentamentos. De acordo com a secretária adjunta, Mônica Carvalho, o compromisso assumido pela Eletrobrás é de instalar a “rede baixa” até o final de 2012, mas ela acredita que o trabalho poderá ser concluído antes do prazo estipulado. “Estamos muito otimistas”, completou.
A secretária informou que quase 500 famílias, sendo 381 assentadas no bairro Socialista e outras 103 no Teixeirão aguardam pela energia elétrica. A energia consumida pelos moradores chega até as casas através de instalações improvisadas (rabichos), que podem causar curto circuito e até incêndios.
Conforme Mônica Carvalho, a falta de energia elétrica de qualidade nos assentamentos também impede que a prefeitura leve políticas públicas para essas regiões, como escolas e unidades de saúde, serviços importantes para melhorar a qualidade de vida da população. “A rede elétrica apropriada vai tirar os moradores da clandestinidade e garantir o funcionamento dos equipamentos públicos”, ressaltou.
Melhorias
A prefeitura tem projetos para construir uma creche no Socialista. Também pretende reformar e ampliar a unidade de saúde do bairro, mas precisa de energia de qualidade. No Teixeirão, uma creche já está em construção e ruas foram pavimentadas com bloquetes. No Flamboyant, onde moram 872 famílias, a prefeitura já entregou as escrituras definitivas dos lotes e tem projetos para drenagem e asfaltamento de ruas, construção de escola e unidade de saúde.
Em outro assentamento orientado, o Airton Sena, já existe energia elétrica. A prefeitura está construindo uma escola com 12 salas de aulas nas proximidades para atender as crianças e vai asfaltar a rua principal. Dados da Semur indicam que 531 famílias ocupam o assentamento. “Energia gera desenvolvimento e a consolidação das políticas públicas”, finalizou.
As famílias que ocupam os assentamentos são oriundas de invasões e áreas de risco. Muitas delas estavam prestes a serem despejadas por força de mandado de reintegração de posse expedido pela justiça. Outras já tinham sido retiradas das ocupações, como é o caso das 103 famílias assentadas no bairro Teixeirão. A prefeitura comprou uma área de terra de propriedade particular para doar aos atuais moradores.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS