close
logorovivo2

Usuários do SUS de Porto Velho já podem baixar resultado de exame pela internet

Usuários do SUS de Porto Velho já podem baixar resultado de exame pela internet

DA REDAÇÃO

12 de Abril de 2012 às 17:56

Usuários do SUS de Porto Velho já podem baixar resultado de exame pela internet

FOTO: (Divulgação)

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais esperar dias para saber o resultado dos exames médicos feitos nas unidades de saúde da prefeitura de Porto Velho. E o que é mais cômodo, ele também não precisa esperar horas na fila para ser atendido, quando precisar pegar esse diagnóstico. É que a prefeitura colocou em funcionamento o novo sistema de atendimento para informar o usuário quando o resultado o exame estiver pronto. O resultado sai em 48 horas, e o aviso é feito por meio de mensagem (torpedo) encaminhada para o celular do paciente para que ele procure o exame na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
 
E as novidades não param por aí. Se quiser, o paciente não precisa nem se deslocar até o posto de saúde. Se ele tiver um computador conectado à internet e uma impressora, da própria casa ele pode baixar o exame da internet, no site da prefeitura. Mas para poder desfrutar de mais essa comodidade, o usuário tem que cadastrar o número do seu Cartão do SUS, em qualquer unidade de saúde da prefeitura, procedimento que pode ser feito quando estiver solicitando o exame. “Essa inovação para o sistema de saúde de Porto Velho representa um avanço significativo, pois conseguimos acabar com as filas. Esse sistema só está sendo possível devido aos investimentos que fizemos para equipar todas as nossas unidades com o que há de mais moderno no que diz respeito à tecnologia. É um salto de qualidade que coloca Porto Velho como referência no Estado de Rondônia.”, frisou o prefeito Roberto Sobrinho.
 
48 horas
 
Nesta quinta-feira, o prefeito esteve no Laboratório Central de Diagnóstico Municipal, que funciona na Policlínica Rafael Vaz e Silva. O laboratório funciona como uma central que atende as solicitações de exames feitos pelo SUS, vindas das unidades de saúde da prefeitura. “Conseguimos estruturar o laboratório com uma rede que integra as demais unidades do município que estão interligadas, via internet. Isso nos permitiu agilizar a entrega do resultado dos exames diminuindo o tempo de espera para apenas quarenta e oito horas", afirmou o prefeito.
 
Com o novo sistema em operação, os exames de imunologia, bioquímica e hormônios são coletados nas unidades básicas de saúde e enviados à Central de Diagnóstico. Os exames são processados no laboratório da central e os resultados enviados pela internet às unidades coletoras em até 48 horas. O prefeito adiantou que os equipamentos adquiridos para o laboratório é o que há de mais moderno hoje. É todo automatizado e tem capacidade de análise que ultrapassa três mil exames por dia. “Nem os laboratórios particulares têm um equipamento assim no Estado", revelou o prefeito.
 
Com o novo sistema em operação e a expansão do Programa Saúde da Família, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eduardo Maiorquim, informou que o número de exames processados aumentou nos últimos dois anos. Em 2010, de janeiro a março, foram processados 230 mil exames. No ano passado, no mesmo período, esse número aumentou para 400 mil exames, um salto de 73,91%.“Estamos chegando a esses números porque conseguimos estruturar melhor o Programa Saúde da Família, que leva o atendimento às pessoas no local onde elas residem. E nossa intenção, em fazer esses investimentos na saúde, principalmente na área de informática, é melhorar a qualidade do atendimento e do serviço prestado à população”, afirmou. 
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS