close
logorovivo2

Casa da Juventude é a nova aposta dos Jovens de Porto Velho

Casa da Juventude é a nova aposta dos Jovens de Porto Velho

DA REDAÇÃO

13 de Janeiro de 2012 às 14:47

Casa da Juventude é a nova aposta dos Jovens de Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

Quem entra no espaço da Casa da Juventude, na Avenida Mamoré, bairro Três Marias, número 2879, se depara com uma realidade difícil de idealizar tempos atrás: Um ambiente que gera esperança, de um novo futuro para os jovens de Porto Velho. Através de 23 cursos oferecidos nas áreas de Tecnologia, Esporte, Cultura e Empreendedorismo Juvenil, a Prefeitura de Porto Velho através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), leva para mais de 400 jovens oportunidades de mudança. E a partir de 16 a 18 de janeiro, abre as inscrições para mais 460 vagas para os novos cursos.
Segundo Samuel Pessoa, coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, a Casa trabalha a Educação e Qualificação. É um espaço onde os jovens têm a oportunidade de mudar seus conceitos, adquirir conhecimento e mudar de vida. “Estamos funcionando há três meses e esta é uma conquista da administração do prefeito Roberto Sobrinho que pensou em políticas públicas voltadas para os jovens, como a prevenção ao uso de drogas, combate a violência, e qualificação profissional que abre portas para o primeiro emprego. Esta é a segunda turma com 460 cursos e esperamos na próxima atingir 700 jovens. A Casa da Juventude fica na zona Leste e é aberta para toda Porto Velho, no horário das 08 às 22 horas”, afirma.
Produção
A grande aposta e novidade para estes novos cursos é o de Produção de Áudio e Vídeo com duração de dois meses, somente pela parte da manhã. Um estúdio completo, montado de forma criativa com materiais acessíveis, dará suporte às aulas. Segundo Jonatan Ramos Macedo, mais conhecido entre os jovens como Figa, a sociedade vive um momento onde a cultura é de entretenimento. “Os jovens estão conectados 24 horas em redes sociais, e os mais necessitados não se possui essa oportunidade. Nossa ideia é que o jovem tenha acesso a uma qualificação para produzir, fazer da internet um veículo para estes materiais e ganhar dinheiro com isso, com os recursos que ele tem. Vamos propor os conceitos básicos de como funciona um programa de TV, uma vinheta, entre outras coisas e o aluno vai utilizar a criatividade para produzir o material”, afirma Figa.
Alguns vídeos estarão disponíveis no site da Casa da Juventude (em construção), serão pequenos programas de quatro minutos, que desperte os jovens para a área de prevenção de drogas e violência entre outros temas.
Repercussão
Interessadas em divulgar as ações da Casa, as emissoras da Rede SBT, Tv Allamanda e Rede Tv estiveram na manhã desta sexta-feira, 13, no local, conversando com o coordenador da Juventude. Em entrevista a Rede Tv, o coordenador disse que todos os cursos levam aos jovens, noções de cidadania e ética. “Se um aluno se matricula em um curso de informática, por exemplo, ele terá dentro da carga horária, aulas de cidadania e ética. Uma forma de trabalhar a consciência cidadã e senso político”, disse.
Samuel disse ao repórter da TV Allamanda que todos os cursos têm produtos finais um deles é a ‘Orquestra de Flauta Doce da Casa da Juventude’. “Faremos uma seleção dos jovens e adolescentes que mais se destacarem e será composta a Orquestra Municipal de Flauta Doce. Um produto do curso de Flauta Doce”, conta Samuel Pessoa.
Cursos Oferecidos
Tecnologia: Informática Básica; Informática Avançada, Web Designer; Designer Gráfico, Montagem e Manutenção De Computador. Cultural: Karatê; Muay Thay, Kong Fu, Capoeira, Hip Hop, Iniciação Musical e Flauta Doce. Empreendedorismo Juvenil: Produção de Áudio e Vídeo e Secretariado Administrativo com Noções de Informática.
Para realizar as inscrições é necessário ter pelo menos 14 anos, e levar documentos pessoais. Os interessados devem ir até o local, nos horários das 08 às 12 e das 14 às 18 horas. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. Os cursos na área esportiva como Karatê; Muay Thay, Kong Fu, Capoeira, podem ser feitos por crianças a partir de 10 anos. Informações podem ser obtidas na Casa da Juventude, ou no telefone 9913-1337.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS