close
logorovivo2

SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

DA REDAÇÃO

9 de Janeiro de 2012 às 15:51

SENAI RO por meio do Programa Pronatec vai beneficiar milhares de jovens

FOTO: (Divulgação)

Lançado em novembro do ano passado na cidade de Porto Velho, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) constitui uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de fomentar e apoiar a rede de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica. O programa também pretende melhorar a qualidade do Ensino Médio na rede pública e ampliar oportunidades de educação a trabalhadores, por meio de cursos gratuitos.
Com o programa, o SENAI Nacional pretende dobrar o número de matrículas na educação profissional, passando a 4 milhões de novas matrículas por ano até 2014. Só o SENAI Rondônia atenderá cerca de oito mil candidatos das 10 mil vagas oferecidas, sendo prioritários em primeiro momento os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas, soldados das forças armadas e solicitantes de seguro-desemprego.
Os cursos terão carga horária de 160 horas que serão oferecidos em todas as Escolas SENAI de Rondônia (Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena). O SENAC/RO, representado pelo diretor regional, Hilton Gomes Pereira, também oferecerá curso em sua grade. Outro parceiro é o IFRO que participa do programa como o objetivo de intensificar a expansão de escolas técnicas em todo o país e teve o professor Jackson Bezerra, reitor substituto como representante.
No ponto de vista da diretora de Operações do SENAI Rondônia, Adir Josefa, o Pronatec também vai expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada para trabalhadores, oferecidos nas escolas do Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC), além do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
“O SENAI está cada vez mais imbuído em buscar soluções para fortalecer a indústria rondoniense e o Pronatec é uma oportunidade que o Estado tem, em formar mão de obra para suprir as indústrias equilibrando a oferta e fortalecendo a indústria neste momento de expansão”, destaca o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos.
“Os cursos que serão oferecidos pelo SENAI formarão profissionais nas áreas de panificação, mecânica, confecção, entre outras, tornando a indústria brasileira mais competitiva e uma mão de obra cada vez mais qualificada e desta forma milhares de jovens serão beneficiados”, afirmou o diretor, que finaliza lembrando que há previsão de abertura de novas vagas todos os meses, durante os próximos três anos. Vivaldo lembra que o governo estadual é um parceiro importantíssimo e que o programa conta como apoio do governador Confúcio Moura.
Já o presidente Denis Baú ressaltou a importante parceria entre a Escola SENAI com os demais colaboradores do programa. “A força de cada um vai além de ampliar a educação escolar e profissional e contribuir de forma positiva na vida desses alunos, consequentemente uma melhor qualidade de vida em nosso estado, para indústria e seus trabalhadores”, concluiu.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS