close

MP-RO assina acordo de cooperação com Hospital São Daniel Comboni

MP-RO assina acordo de cooperação com Hospital São Daniel Comboni

DA REDAÇÃO

19 de Agosto de 2011 às 17:13

MP-RO assina acordo de cooperação com Hospital São Daniel Comboni

FOTO: (Divulgação)

O Ministério Público de Rondônia firmou nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, termo de compromisso e cooperação com o Hospital São Daniel Comboni, no município de Cacoal. Para assinatura do termo, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, foram recebidos na sede do hospital pelo prefeito de Cacoal, Padre Franco Vialleto (PT), e pelo presidente da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), entidade responsável pela administração da unidade, Claudemir Borghi.
Também estiveram presentes representantes de associações de Ariquemes, Alto Alegre, Nova Brasilândia, Santa Luzia, entre outros. Claudemir Borghi aproveitou a oportunidade para destacar a importância do hospital para a região. “Esta obra não é só de um, mas de todos. Não é só de Cacoal, mas do estado, da região. Muitos profissionais de outros estados dizem que não há, no Brasil, uma obra privada, com fins filantrópicos que possa ser comparada ao Hospital São Daniel Comboni.”
O Pe. Franco Vialetto ressaltou a história do hospital e todo o apoio recebido. “A população de Cacoal foi fantástica. Eles ajudaram com doações, mutirões e mão de obra. Uma ideia só é boa quando encontra apoio, e esse é o caso do HSDC, e ainda podemos citar a Escola Família Agrícola, Centro Fiovo Camaioni, a população foi fundamental”, enfatizou.
Pe. Franco ainda falou sobre as dificuldades que encontrou ao longo de sua caminhada. “É muito difícil ser padre e prefeito, pois as pessoas exigem muito e dentro da administração existe uma burocracia muito grande, que eu não imaginava. No entanto, com muita honestidade, eu encarei esta missão. Queremos lutar pelas pessoas. Com o São Daniel Comboni, o nosso objetivo é ficar do lado de quem está sofrendo, pois o câncer traz muito sofrimento, e nós queremos amenizar essa dor.”
O Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, falou de sua felicidade em poder apoiar o Hospital. “É muito bom participar deste momento, em que pessoas do bem se unem por uma causa. Vemos a sociedade unida e isso é muito louvável. O Ministério Público fica honrado em abraçar essa causa.” Após a assinatura do termo de compromisso entre MP-RO e ASSDACO, os representantes do Ministério Público estadual, empresários de várias cidades vizinhas e outras autoridades visitaram todas as nove alas do Hospital São Daniel Comboni.
O Setor de Quimioterapia terá capacidade de realizar de 90 a 100 atendimentos por dia e o Setor de Radioterapia poderá atender 240 pacientes todos os dias. Além desses setores, há a ala de oncologia ambulatorial, a enfermaria, que de acordo com Claudemir Borghi disponibilizará 70 leitos em uma primeira etapa, mas tem capacidade total para 150 leitos. Também foram visitados os centros cirúrgicos, que possuem as maiores salas de cirurgia do estado, as alas infantil e adulta, o setor de esterilização e os laboratórios, entre outros.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS