close
logorovivo2

Nativida garante a RO quarta posição na cobertura em exames de Triagem Neonatal

Nativida garante a RO quarta posição na cobertura em exames de Triagem Neonatal

DA REDAÇÃO

9 de Julho de 2011 às 11:03

Nativida garante a RO quarta posição na cobertura em exames de Triagem Neonatal

FOTO: (Divulgação)

Único na região Norte habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar triagem nas Fases I e II, Nativida alcança 95% de cobertura na Triagem Neonatal em Rondônia 

Desde o início de suas atividades em setembro de 2001, o Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal) prima por eficiência nos seus serviços e confiabilidade nos resultados dos exames laboratoriais estabelecidos no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Único na região Norte habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar a triagem nas Fases I e II, o Nativida já atendeu em nove anos de trabalho 237.409 recém-nascidos (RNs) em Rondônia.

A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado, um percentual de alto significado para a população, pois se reveste na prevenção e redução da mortalidade provocada pelas patologias triadas. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais.

Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios.

Atualmente os exames realizados do Programa, através do Sistema Único de Saúde (SUS), são a pesquisa para Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e Hipotireoidismo Congênito e outras Hemoglobinopatias, Toxoplasmose, Rubéola, Hiperplasia Adrenal, Sífilis, Citomegalovírus, Chagas e Cromatografia de Aminoácidos, através do conhecido “Teste do Pezinho”.

Por meio da sua equipe multidisciplinar especializada, o Nativida oferece gratuitamente à população, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial dessas doenças. A equipe composta por pediatra, endocrinologista, hematologista, nutricionista e assistente social acompanha atualmente 1.187 pacientes.

Tecnologia e Qualidade

Precisão nos exames, rapidez na entrega dos resultados, atendimento humanizado e de qualidade são as características do trabalho realizado pelo Serviço de Triagem Neonatal do Nativida. O serviço de referência conta com os melhores e mais modernos equipamentos para execução dos exames laboratoriais. Para manter seu padrão de qualidade em atendimento, o Nativida ministra regularmente treinamentos aos coletadores e outros profissionais da saúde, atualmente envolvendo mais de três mil profissionais em diversos municípios do Estado, formando assim, uma rede de assistência aos recém-nascidos comprometidos com essa importante responsabilidade social.

“Pensamos em atender com qualidade, responsabilidade e compromisso social e passamos esse comprometimento a toda rede envolvida no serviço. Acreditamos que em função dessa visão, conseguimos nos tornar referência no país e os nossos números são a clara demonstração de que é possível oferecer um serviço eficiente à população”, resume o diretor do Nativida, José Carlos Morão.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS