close

TRE promove recadastramento biométrico de eleitores na Capital

TRE promove recadastramento biométrico de eleitores na Capital

DA REDAÇÃO

4 de Julho de 2011 às 16:35

TRE promove recadastramento biométrico de eleitores na Capital

FOTO: (Divulgação)

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, mais de 19 mil eleitores da Capital já providenciaram o seu recadastramento biométrico até o momento. O processo busca aprimorar o sistema eletrônico de votação, e o prazo para que as pessoas se recadastrem segue até março de 2012. No entanto, a Justiça Eleitoral solicita para que o eleitor não deixe para providenciar tudo na última hora.

A meta do TRE é recadastrar 278 mil eleitores em Porto Velho até março. O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e uma comitiva de secretários e coordenadores municipais e outros servidores, estiveram no TRE realizando seu cadastro como forma de divulgar o procedimento e incentivar demais pessoas que inda não o fizeram a comparecer também.
 Durante o atendimento, são colhidos os dados pessoais, impressões digitais e fotografia dos eleitores. Já a partir das eleições que ocorrem em outubro do ano que vem, a identidade de cada eleitor será confirmada através de suas digitais, por meio de leitura biométrica constante nas urnas eletrônicas. Com isso, o voto será exercido de forma ainda mais segura e com pleno exercício da sua cidadania. O recadastramento eleitoral tem o apoio da Prefeitura de Porto Velho, que auxilia na divulgação da campanha.
Os eleitores de Porto Velho devem comparecer num dos dois endereços disponíveis para o atendimento, na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Rua Jaci Paraná, s/n, Bairro Baixa União, num prédio anexo ao TRE, ou na avenidaPresidente Dutra, 1889, bairro Areal, ou ainda no Atendimento ao Cidadão, na avenida Sete de Setembro, no centro da Capital. O horário de atendimento é das 8h às 18h, até 31 de março.
A documentação solicitada para se proceder o recadastramento é um documento público que comprove a identidade, preferencialmente com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira profissional, passaporte modelo antigo (verde), passaporte modelo novo (azul), carteira de motorista (nos casos do primeiro título eleitoral deve estar acompanhada de outro documento, pois não contém a nacionalidade).
Nos casos do eleitor não possuir nenhum documento de identidade com foto, poderá apresentar certidão de nascimento ou de casamento. Também devem ser apresentados o título eleitoral original, o CPF, quando disponível, e um comprovante de domicílio eleitoral, que comprove sua residência ou que demonstre seu vínculo profissional ou econômico, patrimonial, ou seu vínculo comunitário no município, como contas de luz, água ou telefone, notas fiscais, envelopes de correspondência, contracheque, cheque bancário em que conste o endereço do correntista, contrato de locação, entre outros aceitos a critério do Juízo.
Dos 19.328 eleitores já recadastrados em Porto Velho até junho, 53,3% são do sexo masculino e 46,7% são mulheres. O tempo de atendimento estimado para cada eleitor é de apenas 10 minutos e a ação é gratuita.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS