close

Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

DA REDAÇÃO

27 de Abril de 2011 às 08:38

Prefeito reúne com administradores e comunidade para tratar das demandas dos distritos

FOTO: (Divulgação)

 
O prefeito Roberto Sobrinho reuniu nesta terça feira, 26, com os administradores e lideranças comunitárias dos distritos de Rio Pardo, União Bandeirantes e Jacy-Paraná para tratar das demandas levantadas pela própria comunidade. O encontro que durou mais de cinco horas, contou ainda com a participação de representantes do Governo do Estado (Emater, Idaron) e do Governo Federal (Eletrobrás/Ceron e Empresas de Correios e Telégrafos).
 
Participaram ainda da reunião os secretários municipais Marcelo Fernandes (Semob), Fátima Ferreira (Semed), Jair Ramires (Semusb), Ian Kleber (Semur), Israel Xavier (Sempre), Pedro Béber (Semepe), José Wildes (Semagric) e José Gadelha (Sema), a chefe de Gabinete Mirian Saldaña, os adjuntos Eduardo Maiorquim (Semusa) e Edna Vasconcelos (Semas), os coordenadores municipais Samuel Pessoa (Juventude) e Selimar Ferreira (Fiscalização e Posturas), a deputada estadual, Epifânia Barbosa e o vereador Jurandir Bengala. “Esse tem sido um procedimento padrão da nossa administração, ou seja, ouvir sempre a comunidade porque é o morador que sabe dos problemas existentes no local onde ele vive. E quando não reunimos aqui no gabinete vamos diretamente à população. É um procedimento que nos permite tomar conhecimento das demandas. Nem sempre conseguimos atender tudo, mas são reuniões importantes para saber o que está acontecendo e construirmos juntos as alternativas para resolver os problemas”, afirmou o prefeito.
 
Rio Pardo
 
A comunidade de Rio Pardo apresentou ao prefeito uma lista com 14 reivindicações, a maioria delas atendidas pelo gestor municipal. Após ouvir as demandas, o prefeito Roberto Sobrinho autorizou a construção da sede da administração local, do posto de saúde, de uma escola e a ampliação da equipe do Programa Saúde da Família, que passará a ter duas equipes.
 
O prefeito também autorizou a implantação de um telefone público na área onde será construído estabelecimento de ensino e a secretária Fátima Ferreira informou que mais três ônibus serão colocados para o transporte escolar.
 
Sobre a questão da energia elétrica, que não é responsabilidade da prefeitura, o represente da Eletrobrás/Ceron adiantou que há duas possibilidades de se resolver a pendência. Uma é fazer a interligação da rede ou por Buritis ou por Alto Paraíso, sendo que para ele, a alternativa mais viável é a primeira.
 
O administrador do distrito, Mariane Conceição, ao final da reunião, falou sobre o resultado do encontro. “Para nós foi muito positiva a reunião. Saímos desse encontro satisfeito e é isso que queremos. Agora vamos aguardar a confirmação de tudo que foi decidido aqui”, disse.
 
União Bandeirantes
 
Entre as reivindicações da população do distrito de União Bandeirantes, o prefeito confirmou a construção de um posto de saúde e de uma creche para atender crianças de 03 a 04 anos de idade. O prefeito também autorizou construção de uma praça e a convocação de profissionais da saúde para a unidade que será construída no distrito.
 
Sobre a regularização fundiária, a prefeitura aguarda ainda uma manifestação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS) sobre procedimento de transferência das terras da União para o município. A dúvida a ser esclarecida é saber se haverá a necessidade da aprovação do Congresso Nacional. Caso não seja, o processo será mais ágil. “É preciso ficar claro que a prefeitura só poderá atuar no distrito regularizando os lotes, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns bairros de Porto Velho, quando essa pendência for resolvida. O município só pode atuar em áreas sob o seu domínio”, explicou o prefeito.
 
O administrador de União Bandeirantes também disse que foi satisfatório o resultado e parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Essa é uma forma diferente de se trabalhar. Mas ainda bem que o prefeito está ouvindo a comunidade. Dessa forma é possível se avançar nas resoluções dos problemas existentes nos distritos”, afirmou o administrador José Aparecido.
 
Jacy-Paraná
 
Aos representantes do distrito de Jacy-Paraná, o prefeito confirmou a construção de uma praça no bairro Bela Vista e explicou os motivos do atraso na obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está paralisada. Roberto Sobrinho adiantou que a empresa que venceu a licitação faliu e a prefeitura teve que rescindir o contrato. “Para evitar mais demora, com a abertura de uma nova licitação, foi feito um acordo com Jirau que ficou responsável de contratar diretamente a empresa para tocar a obra”, informou. Essa saída foi possível porque a UPA está sendo construída com recursos federais, contrapartida do município e das compensações.
 
Outras reivindicações, como o ônibus para o transporte de estudantes universitários, o prefeito de Porto Velho adiantou que a demanda será analisada e poderá ser atendida por meio das compensações das hidrelétricas e a prefeitura estudará junto com a comunidade, os cursos de qualificação profissional que serão oferecidos no distrito.
Roberto Sobrinho também anunciou a realização de quatro quilômetros de pavimentação em Jacy-Paraná e as alternativas econômicas que podem ser implantadas no local quando terminarem as obras das usinas, como a criação de um pólo pesqueiro que vai gerar cerca de sete mil empregos.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS