close

IDOSO - Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda feira

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda feira

DA REDAÇÃO

22 de Abril de 2011 às 07:59

IDOSO - Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda feira

FOTO: (Divulgação)

 
A prefeitura de Porto Velho inicia na próxima segunda feira (25), mais uma campanha de vacinação contra a gripe. Poderão se vacinar crianças menores de dois anos (a partir dos seis meses de vida), gestantes em qualquer período da gravidez, idosos com 60 anos ou mais e indígenas. De acordo com a chefe interina da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Luzanira da Costa Morais, a meta este ano é imunizar 46 mil e 641 pessoas em todo Município até o próximo dia 13 de maio, quando será encerrada a campanha. Esse número representa 80% das pessoas que precisam receber a dose.
 
Luzanira explica que a campanha ganhará reforço em 30 de abril (sábado), Dia Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo território brasileiro. Ao todo, a Semusa preparou 67 postos de atendimento, sendo 47 volantes (nas igrejas, escolas e associações de moradores) e outros 20 que irão funcionar nas próprias unidades de saúde da prefeitura.
Para agilizar os trabalhos e atender a todos da melhor forma possível, já que idosos, crianças e gestantes têm prioridade no atendimento, cada posto de vacinação nas unidades de saúde terá três salas de imunização, uma para cada grupo. “Acreditamos que desta forma também iremos alcançar nossa meta em menor tempo, mas o ponto principal é a atenção que daremos às pessoas”, afirma Luzanira.
 
Além de uma sala exclusiva para elas, as crianças terão outra atenção diferenciada. Só serão vacinadas nas unidades de saúde do Município. “Não haverá vacina para as crianças nos postos volantes, devido aos cuidados especiais que precisamos ter com esse grupo de pessoas”, explica. Ela também lembra que todas as pessoas devem comparecer aos postos de atendimentos munidos do cartão de vacina.
 
De acordo com Luzanira, a campanha de vacinação vai mobilizar 85% dos funcionários da Semusa, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, profissionais de setores administrativos e de apoio. 15% de todo pessoal envolvido nos trabalhos são voluntários, na maioria estudantes dos cursos de enfermagem e técnicos de enfermagem.
 
Distritos
 
A campanha nos distritos localizados ao longo da BR-364 terá início somente em 30 de abril, Dia Nacional de Vacinação. Nas localidades ribeirinhas, ao longo do Baixo Madeira, a campanha de imunização contra a gripe iniciará no dia 15 de maio. “Tudo está pronto e nossas equipes aguardam somente a chegada do grande dia para cumprirmos com o nosso dever. Pedimos que a população participe indo ao posto de atendimento mais próximo” disse.
 
Acamados
 
Para atender as famílias que estão com idosos acamados, a prefeitura atuará com uma equipe volante que irá fazer a vacinação casa a casa. Porém, é necessário que os parentes desses idosos procurem a Semusa com antecedência ou liguem para fazer o agendamento e fornecer o endereço completo. O contato pode ser feito através do telefone 3901-3194 ou direto na Divisão de Imunização, que fica no prédio da Semusa, na Avenida Calama, bairro Embratel, próximo da Rua Roberto Souza, antiga Rua México.
Até 2010, a campanha de vacinação tinha como objetivo imunizar somente os idosos a partir dos 60 anos. Esse ano, o Governo Federal decidiu ampliar e incluiu crianças e gestantes no grupo que deve receber a dose.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS