close

Porto Velho participa pelo quarto ano consecutivo da Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida

Porto Velho participa pelo quarto ano consecutivo da Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida

DA REDAÇÃO

4 de Abril de 2011 às 16:16

Porto Velho participa pelo quarto ano consecutivo da Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida

FOTO: (Divulgação)

 

Pelo quarto ano consecutivo a Prefeitura de Porto Velho participa da programação da Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida, que acontece de 04 a 10 de abril, em todo o mundo. No mesmo período é comemorado o Dia da Saúde (06 de abril) e o Dia Mundial de Promoção da Atividade Física (07 de abril). A semana foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

No Brasil, o programa é montado com base no Plano Nacional de Atividade que define sete prioridades: alimentação saudável; prática corporal/atividade física; redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura de paz; e promoção do desenvolvimento sustentável.

Qualidade de vida

Em Porto Velho, durante toda a semana as instituições municipais estarão desenvolvendo atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da população. A programação encerra no domingo, 10, com o “Agita Porto Velho”, que acontecerá no Espaço Alternativo, a partir das 17h.“Estamos preparando um grande evento que terá a participação de todas as secretarias municipais. A intenção é promover a saúde no âmbito das práticas corporais com a realização atividade física. E durante toda a semana sempre haverá alguma ação voltada a essa prática. E esse evento não é apenas para os órgãos públicos. As instituições privadas também podem participar dele, como é o caso do Sesi, que já encaminhou para nós a sua programação”, afirmou a coordenadora do evento”, Régia Martins, da secretaria municipal de Saúde.

Valorizando o exercício

Além da disseminação da atividade física junto à população, a Semana Nacional de Promoção da Qualidade de Vida busca ainda estimular a criação de projetos que valorizam a prática de exercícios físicos, nos setores público e privado; a parceria como estratégia para construção de intervenções sobre o espaço urbano e o monitoramento e a avaliação das ações implementadas.

 De acordo com a coordenadora, todas essas ações estão articuladas para promover a melhoria da qualidade de vida da população frente à morbimortalidade por doenças do aparelho circulatório, a ausência de espaços públicos de lazer e de vias alternativas de acesso aos locais de trabalho e diversão (ciclovias e/ou ciclo faixas), a pouca ênfase dada às informações sobre os benefícios da atividade física para a saúde e demais contextos que influenciam na decisão do sujeito em adotar a prática da atividade física no seu cotidiano.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS