close
logorovivo2

Depredação é principal problema para manutenção das plantas nas avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré

Depredação é principal problema para manutenção das plantas nas avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré

DA REDAÇÃO

28 de Janeiro de 2011 às 17:47

Depredação é principal problema para manutenção das plantas nas avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré

FOTO: (Divulgação)

Após quatro meses de trabalho de manutenção das cinco mil mudas plantadas no entorno das avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré, no local conhecido como espaço alternativo o aspecto local começa a tomar uma nova e melhorada condição. Além de muito utilizada pelos portovelhenses que preferem realizar atividades físicas ao ar livre as duas avenidas são portas de entrada para as pessoas que chegam de avião na capital do estado de Rondônia.
 
Logo depois que foram plantadas essas mudas passaram por um breve período de seca e depredação, situação que matou grande parte delas, um incêndio no ano passado que atingiu o canteiro central do espaço alternativo também prejudicou as mudas que ainda estavam plantadas.
 
Porém após um convênio firmado entre a SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a ONG Raiz Nativa, deu inicio a um trabalho de manutenção, manejo e plantio das mudas. Desde então um extenso trabalho recuperação e cuidado dessas plantas passou a ser realizado pela Raiz Nativa.
 
Após o inicio dos trabalhos, a ONG Raiz Nativa disponibilizou três funcionários que ficam durante todo o dia de segunda a sexta realizando o trabalho de manutenção das plantas, além de um Engenheiro Agrônomo, um Engenheiro Florestal e um Biólogo que realizam todo o trabalho técnico.

“Estamos utilizando adubo NPK para fortalecer as plantas e fazer com que o crescimento seja rápido”, afirmou Elias Corrêa  biólogo da ONG Raiz Nativa.  

O adubo NPK é um adubo rico em Nitrogênio, Fósforo e Potássio, ajuda no fortalecimento das plantas se tornando um importante composto na floração. 

No local é possível ver o carinho com que todos os envolvidos no projeto cuidam dessas plantas, o trabalho é feito como se fosse na própria casa deles, por esse motivo o resultado positivo é evidente, hoje quem passa pelo local já pode presenciar as plantas em franco crescimento.
 
Depredação
 
Porém um fator vem atrapalhando os trabalhos da Raiz Nativa é a falta de consciência de algumas pessoas que passam pelo local e destroem as mudas. Também existe um descaso por parte de motoristas que estacionam dentro dos canteiros e pessoas que roubam mudas que são recém plantadas no local, o ultimo incidente foi o roubo de vinte mudas de Flamboyant que estavam plantadas na avenida Lauro Sodré.
 
“Pedimos que as pessoas passem a cuidar dessas mudas, pois esse é um trabalho de grande valia para a comunidade portovelhense, quem gosta de Porto Velho e sente-se feliz ao ver uma cidade bonita e arborizada também faz parte desse projeto”, Concluiu Elias Corrêa.
 
Quem presenciar qualquer pessoa depredando essas mudas do espaço alternativo pode liga para o numero 0800 647 13 20, o denunciante terá sua identidade preservada.
 
Para aqueles que tiverem interesse em conhecer o trabalho da ONG Raiz Nativa pode entrar no blog www.ongraiznativa.blogspot.com ou quem tiver duvidas ou queira mandar sugestões, idéias ou até mesmo ser um colaborador dos trabalhos desenvolvidos pela ONG pode enviar e-mail para assessoria.raiznativa@gmail.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS