close
logorovivo2

Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil promovem seminário para técnicos do Ibama

Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil promovem seminário para técnicos do Ibama

DA REDAÇÃO

27 de Agosto de 2010 às 16:35

Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil promovem seminário para técnicos do Ibama

FOTO: (Divulgação)

Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil, concessionárias responsáveis pela construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, promoveram o “Seminário de Acompanhamento do Projeto Básico Ambiental – Meio Biótico” para os analistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O encontro apresentou resultados já obtidos nos programas ambientais do meio biótico, que envolvem a implantação das Usinas Hidrelétricas Santo Antônio e Jirau.
 
O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de agosto, no Hotel Vila Rica, onde os responsáveis pela execução dos programas ambientais do meio biótico das duas empresas mostraram os trabalhos relacionados à fauna terrestre, aquática e semiaquática, à flora, à ictiofauna, aos sistemas de transposição de peixes e aos ecossistemas aquáticos, tanto de Santo Antônio, como de Jirau. As atividades do meio biótico realizadas nos programas ambientais das duas hidrelétricas estavam previstas nos Projetos Básicos Ambientais (PBA) da Santo Antônio Energia e da Energia Sustentável do Brasil, aprovados pelo Ibama antes do início da construção das usinas.
 
Ambas as empresas apostam na troca de experiências para o progresso. Juliana Araújo, Analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, disse que é importante submeter os programas ambientais à avaliação porque assim é possível conhecer a situação real do trabalho realizado, suas peculiaridades e também dificuldades. “Trocar conhecimentos nos torna melhores”, acrescentou. Para o gerente de Meio Ambiente da Energia Sustentável do Brasil, Jairo Guerrero, “os esforços nas pesquisas e monitoramentos ambientais que vem sendo realizados pelos dois empreendimentos são de grande importância para prever as medidas necessárias para conservar o trecho do rio Madeira onde se localizam as hidrelétricas.”.
 
A proposta é que periodicamente sejam realizados mais encontros como este, para dar continuidade ao debate de assuntos relacionados à construção das usinas e à preservação do meio ambiente. Os técnicos do Ibama discutiram, durante o seminário, sobre os 15 tópicos de relevância para o meio biótico propostos para a implantação das hidrelétricas no Rio Madeira. “Esta troca de saberes permite que tomemos decisões mais racionais, sobre a UHE Santo Antônio e UHE Jirau, pois pudemos acompanhar como tem sido feito os trabalhos das concessionárias”, afirmou Rodrigo Koblitz, do Ibama.
Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usinatem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
 
Relação entre área alagada e potência – Região da planície da Amazônia
Usinas em Região de Planície na Amazônia
Área dos Reservatórios (km2)
Potência da Usina
(MW)
Relação Área Reservatório/Potência da Usina (km2/MW)
Balbina
2.360
250
9,44
Samuel
584
217
2,69
Curuá-Uma
78
30
2,60
Manso
387
210
1,84
Luiz E. Magalhães
626
850
0,74
Tucuruí (1ª Etapa)
2.414
4.000
0,61
Tucuruí (2ª Etapa)
2.414
8.000
0,30
Coroacy Nunes
23
67
0,35
Santo Antônio
110*
3.150,4
0,09
*descontada a área do rio
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS