close

Terminal Hidroviário do Cai N’Agua está programado para ser inaugurado em setembro

Terminal Hidroviário do Cai N’Agua está programado para ser inaugurado em setembro

DA REDAÇÃO

17 de Junho de 2010 às 17:49

Terminal Hidroviário do Cai N’Agua está programado para ser inaugurado em setembro

FOTO: (Divulgação)

O prefeito Roberto Sobrinho esteve em Manaus nesta quarta feira, 16, onde visitou o estaleiro Eram, local em que está sendo construída toda a estrutura de aço do Terminal Hidroviário Cai N’Agua. O prefeito está acompanhando a construção da parte naval desta obra que tem cerca de 80% feita em aço. Tres pontes que totalizam 120 metros, apoiadores, dois flutuantes intermediários e um flutuante principal (cais), para embarque e desembarque fazem parte da estrutura de aço que vai formar o Terminal Hidroviário Cai N’Água. O projeto foi elaborado pelo Exército Brasileiro e os recursos que somam cerca de R$ 15 milhões de reais são oriundos do Dnit e da prefeitura de Porto Velho.
 
A parte da engenharia civil do estaleiro também já está bem adiantada, e será o local onde a população vai dispor de uma área coberta com 500 m² , sala de espera e de estar, guichês para emissão de bilhetes, acesso ao portador de necessidades especiais, ambiente climatizado, lojas, segurança 24 horas, banheiros, fraldário, praça de alimentação e postos de fiscalização das polícias Federal e Militar, da Receita Federal, da Marinha, da Vigilância Sanitária, do Ibama, guarda-volumes, mais o setor da administração municipal e quatro boxes de atendimento externo e estacionamento.
 
Inaugura em Setembro
 
A entrada e saída da cidade pelo rio Madeira, o Cai N’água está prestes e receber a maior obra já realizada por uma administração municipal no local. O Hidroporto que vai fazer a diferença na vida dos ribeirinhos e inovar o escoamento de mercadorias e produtos para as comunidades ao longo do Rio Madeira. A parte de aço do Terminal Hidroviário Municipal deve ser entregue pela construtora no mês de julho. O transporte para Porto Velho será feito de balsa e após a instalação, o prefeito Roberto Sobrinho deve entregar a obra pronta, na primeira quinzena do mês de setembro deste ano. “O projeto para a construção do Terminal Hidroviário foi elaborado com todo o cuidado para valorizar o local e com o objetivo de que além de mudar a vida dos usuários no local, teria que chamar a atenção da população para o que nós consideramos “virar a cidade de frente para o Rio Madeira” porque depois que eu entregar mais esta obra, tenho certeza de que vamos atrair a atenção dos turistas, além de novos investimentos e a população vai contar com mais uma área de lazer para que as famílias possam se reunir no local e voltar a viajar de barco” enfatizou o prefeito.
 

Historicamente, a cidade de Porto Velho iniciou no Cai N’Àgua, mas o local nunca teve tanta atenção e investimentos. “Depois de 95 anos, o Cai N’Àgua, que é a referência inicial da nossa cidade, está recebendo um porto moderno para embarque e desembarque, com conforto e segurança para os ribeirinhos e para o transporte de pequenas cargas, isso tudo aliado a outras obras que estamos fazendo na área, como complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré” finalizou o prefeito.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS