close

Prefeitura de Cacoal planta árvores para recuperação de matas ciliares

Prefeitura de Cacoal planta árvores para recuperação de matas ciliares

DA REDAÇÃO

7 de Junho de 2010 às 14:45

Prefeitura de Cacoal planta árvores para recuperação de matas ciliares

FOTO: (Divulgação)

A Prefeitura de Cacoal por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal – SAAE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, realizou na manhã de sábado, dia 05, o plantio de diversas mudas de espécies nativas na redondeza da área de captação e elevação de águas do SAAE. O projeto é executado pelo engenheiro químico, Luciano Volpatto e pela bióloga Maria de Jesus Morais, servidores do SAAE, e objetiva a recuperação de matas ciliares.

De acordo com José Pereira das Neves Filho, presidente do SAAE, o plantio está sendo realizado nesse momento na área de captação e será estendido para a estação de esgoto na marginal da BR 364 e área onde é realizado o festival de pesca da Associação Ecológica dos Amigos da Pesca de Cacoal – ASPEC. “Posteriormente estaremos buscando parcerias com outros secretários e segmentos da sociedade para o plantio ser estendidos a outras localidades”, disse.
 
O Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Pinheiro, salientou que foram plantadas 350 mudas das espécies nativas de Ipê Amarela, Tapa de Vaca, Samaúma, Peroba Rosa, Auléia, Cupuaçu, Cereja, Ninho, Cedro Rosa, entre outras mudas. “A plantação dessas espécies não foi escolhida apenas por sua beleza, mas também em defesa da mata ciliar, vegetação presente ao redor dos mananciais e rios”, destacou Pinheiro.
 
A bióloga, Maria de J. Morais, explica que a preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo corretamente, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais; a água, elemento indispensável para qualquer ser vivo. Segundo Maria Morais, é necessária um ciclo de preservação para aumentar o macro e ciclo e flora do solo, porque todos nós dependemos da água. “Não existe conscientização sem ação”,
concluiu.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS