close
logorovivo2

Piscicultura é tema de seminário em Nova Mamoré que acontece nesta sexta-feira (19) - Confira programação

Piscicultura é tema de seminário em Nova Mamoré que acontece nesta sexta-feira (19)

DA REDAÇÃO

18 de Março de 2010 às 16:04

Piscicultura é tema de seminário em Nova Mamoré que acontece nesta sexta-feira (19) - Confira programação

FOTO: (Divulgação)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), através da gerência de Pesca e Aqüicultura, irá realizar nesta sexta-feira o seminário “Desenvolvimento da Cadeia da Piscicultura no Contexto da Agricultura Familiar”no município de Nova Mamoré. O encontro que terá a presença de Carlos Magno, secretário estadual de Agricultura, inicia às 14h e irá acontecer no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. O principal objetivo é apresentar e discutir propostas para o setor aquícola do município.
 
O seminário irá abordar questões como o diagnóstico da cadeia da piscicultura local, identificação de dificuldades e oportunidade do setor, construção de parceiras, políticas públicas, dentre outros assuntos. A ideia é buscar a implementação da piscicultura com apoio do Estado para obter resultados efetivos. Francisco Assis de Barro, o Chicão, técnico da Emater em Nova Mamoré, disse que em reuniões preliminares com os pequenos produtores já foram discutidos quais seriam os principais gargalos da atividade.
 
A comunidade pesqueira elencou pontos como alto custo dos insumos apropriados (principalmente ração); carência de qualificação de mão de obra; falta de organização da produção; baixa agregação de valor; deficiência na comercialização; desconhecimento do mercado consumidor; legislações ambientais e sanitárias e organização social fragilizada.
 
Chicão destacou que as soluções apontadas nessas reuniões foram regularização fundiária e ambiental, capacitação técnica em sistema de produção de tambaqui e pirarucu, construção de tanques, barragens e aquisição de alevinos (Pro Peixe). Para ele, é indispensável agora por em prática as atividades do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura, elaborado pelo corpo técnico da Seagri. “São essas ações que irão possibilitar ao setor um crescimento compatível com o potencial da região para a piscicultura”, arrematou ele.
 
O médico veterinário Carlindo Pinto Filho, gerente da coordenadoria de Pesca e Aqüicultura da Seagri, também destacou outros pontos que devem ser trabalhados de forma sistemática. Dentre eles, manter laboratórios para dar condições de oferecer um alevino de qualidade, trabalhar um preço mínimo, escoamento da produção, fomento do produto na região e introdução do peixe na alimentação escolar.
 
De acordo com Carlos Magno, a partir do debate desta sexta-feira com a comunidade, será possível ter uma visão mais apurada da realidade da região. “O que queremos é incentivar os agricultores familiares, que sempre estiveram no nosso foco de atenção. E o seminário servirá a esse propósito da Seagri que é incentivar a produção no Estado, ampliar e melhorar a infraestrutura, qualificar mão-de-obra e desenvolver as comunidades tradicionais. A partir dessa sustentabilidade eles poderão ter acesso a benefícios como linhas de crédito e financiamento”, destacou o secretário.
 
 
Programação do seminárioDesenvolvimento da Cadeia da Piscicultura no Contexto da Agricultura Familiar
Município: Nova Mamoré - RO
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Mamoré
Data: 19 de março de 2010
Horário: 14 às 17h
 
ABERTURA: 14h
Carlos Magno (Secretário de Estado da Agricultura)
Orlando Baiano (Presidente da Câmara de Vereadores)
Representante da Prefeitura Municipal
Representante da Emater-RO
 Representante da SEDAM
 
APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO E DO PLANO
- 14h30 às 15h: Diagnóstico e Plano de Ações (grupo de agricultores)
- 15h às 15h40: Construção de parcerias - instituições/setor (representantes das instituições)
 - 15h40 às 16h30: Apresentação das políticas públicas de apoio ao segmento através da SEAGRI. (Carlos Magno)
- 16h30 às 17h: Encaminhamentos técnicos e operacionais (Secretário, representantes de instituições e agricultores)
 
ENCERRAMENTO: 17h

              

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS