close

Prefeitura de Porto Velho anuncia campanha contra o vandalismo

Prefeitura de Porto Velho anuncia campanha contra o vandalismo

DA REDAÇÃO

18 de Fevereiro de 2010 às 15:56

Prefeitura de Porto Velho anuncia campanha contra o vandalismo

FOTO: (Divulgação)

 
A prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), lançará na próxima terça-feira (23/2), no Centro Salesiano do Menor, no bairro Areal, a Campanha Municipal de Combate ao Vandalismo Urbano, que será desenvolvida com palestras em escolas do município. “Este trabalho foi iniciado em 2009 com bons resultados. Precisamos conscientizar a população, para que se torne nossa parceira nesta luta em que o principal prejudicado é o próprio cidadão que, por meio dos impostos, é quem paga a conta destes prejuízos”, considera o presidente da Emdur, Mário Sérgio.
 
Nos últimos cinco anos, o vandalismo provocou um prejuízo de R$ 1,5 milhão para a prefeitura de Porto Velho. Só em 2009, foram gastos R$ 80 mil. “Dinheiro que poderia estar sendo investido em benefícios para a cidade”, alerta Mário Sérgio, que cita como casos mais recentes, o roubo de fiação das avenidas Rio Madeira, Guaporé, Mamoré e Rio de Janeiro.
 
Um caso emblemático de vandalismo em Porto Velho é a praça das Três Caixas D’Água, cuja fiação já foi trocada seis vezes. Da praça também foi roubado um banco que estava chumbado no chão, postes de ferro e luminárias foram quebrados. No Parque da Cidade, fios elétricos e torneiras foram furtadas, lixeiras quebradas e paredes pichadas. No Parque Circuito, foi registrado o roubo de fios e a destruição de lâmpadas.
 
O vandalismo é fruto de brincadeiras de crianças, atos de rebeldia de adolescentes, marginais que agem na escuridão e pessoas que roubam, principalmente fios elétricos, para a venda de material em lojas de ferro velho. A campanha de conscientização visa atingir as crianças e os adolescentes, que devem servir como multiplicadores dentro da comunidade.
 
A prefeitura também está trabalhando para a criação de uma lei, já em tramitação, para a punição da compra de material sem procedência. “Se não houver comprador, também não haverá quem roube”, considera Mário Sérgio. Outra estratégia é uma parceria com a Polícia Militar, por meio da qual foram presos vândalos que atuavam na praça das Três Caixas D`Água e na Rio Madeira. “Mas basicamente nós precisamos que a população nos ajude nesta luta, denunciando o vandalismo, que custa tão caro para a cidade”, segundo Mário Sérgio.
 
A Campanha Municipal contra o Vandalismo tem duas palestras agendadas com o presidente da Emdur e o coordenador da campanha, Bruno Bermeu, no dias 25, às 14h, na Escola Nossa Senhora das Graças, e no dia 26, às 14h30, na Escola Getúlio Vargas. As escolas interessadas em agendar palestras podem entrar em contato com a Emdur pelo telefone 3224 6331.
 
 
           
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS