close
logorovivo2

Usina Hidrelétrica Samuel registrou maior recorde de geração de energia em 2009

Usina Hidrelétrica Samuel registrou maior recorde de geração de energia em 2009

DA REDAÇÃO

26 de Janeiro de 2010 às 14:29

Usina Hidrelétrica Samuel registrou maior recorde de geração de energia em 2009

FOTO: (Divulgação)

A Usina Samuel bateu o recorde histórico de geração de energia no ano passado. O total entregue ao Sistema Acre – Rondônia foi de 910.889 MWh. Esse número equivale a uma média mensal de 103,98 MW, que representa uma diferença superior a 20% em relação à energia assegurada da Usina (em torno de 85 MW). O maior valor de geração registrado até então foi em 2006, com 874.287 MWh.  
 
Os fatores que contribuíram para esse resultado foram principalmente as altas precipitações pluviométricas (chuvas), a disponibilidade das cinco unidades geradoras graças às manutenções preventivas e, ainda, o comprometimento da equipe técnica da Eletronorte. 
 
“Considero que o comprometimento da equipe técnica da Empresa foi um dos motivos relevantes para que esse registro fosse possível. O planejamento estratégico realizado em 2008 e 2009 foi colocado em prática, e os resultados foram surpreendentes”, disse Marcial José Perez, gerente da Divisão de Geração de Samuel. 
 
Para este ano, a Eletronorte deve investir na Usina cerca de R$10 milhões de reais. O orçamento será implementado principalmente na modernização dos equipamentos, os quais irão contribuir ainda mais com a geração de energia elétrica no Estado. “Com planejamento, otimização e novos investimentos, a Empresa gera energia segura e confiável”, completou Marcial. 
 
Samuel tem potência instalada de 216 MW e é considerada um marco na história do Estado de Rondônia. Sua construção possibilitou que uma antiga colônia de pescadores desse lugar ao município de Candeias do Jamari. A hidrelétrica foi concebida inicialmente para suprir as cidades rondonienses de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Abunã e a capital, Porto Velho. Em 20 de novembro de 2002, a capital do Acre, Rio Branco, passou a ser abastecida também com a energia de Samuel.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS