close
logorovivo2

SÓ EM 2010 - Feriado da criação do estado de Rondônia acontecerá em 22 de dezembro do próximo ano

De acordo com a Casa Civil de Rondônia o feriado já aconteceu esse ano no dia 04 de janeiro, por esse motivo o comércio abrirá normalmente tanto no dia 22 como no dia 04 de janeiro de 2010.

DA REDAÇÃO

18 de Dezembro de 2009 às 13:26

SÓ EM 2010 - Feriado da criação do estado de Rondônia acontecerá em 22 de dezembro do próximo ano

FOTO: (Divulgação)

O feriado de 04 de janeiro, um dos mais importantes de Rondônia, que durante os últimos meses virou motivo de dúvida entre os funcionários públicos e privados de todo o Estado, que não sabiam se haveria ou não um feriado para as comemorações da criação do estado de Rondônia, após um decreto assinado pelo governo estadual que modificou a data para o dia 22 de dezembro.
 
O território de Rondônia foi oficialmente transformado em estado no dia 22 de dezembro de 1981, de acordo com a lei complementar nº 41, mas a sua instalação se deu no dia 04 de janeiro de 1982, motivo esse pelo qual a data passou a ser comemorada todo dia 04 de janeiro até o ano de 2009. Com intuito de tentar corrigir um erro histórico o governo de Rondônia assinou o decreto justamente para comemorar a data no dia em que Rondônia foi criada como estado e não no dia em que foi instalada.
 
Porém vários boatos foram comentados desde a mudança dessa data, causando um incômodo para os comerciários que passaram a perceber que sairiam prejudicados nessa questão, pois um feriado colocado repentinamente, logo na época de maior venda do comércio levou os empresários a buscar junto ao governador a revogação desse decreto.
 
Porém o que muitas pessoas não perceberam é que o feriado da instalação do estado de Rondônia já aconteceu esse ano, no dia 04 de janeiro de 2009, por esse motivo o feriado transferido para a data correta só pode ser realizado no 22 de dezembro de 2010.
 
Em contato com o Superintendente da Fecomércio de Rondônia, Rubens Nascimento, a reportagem do Rondoniaovivo foi informada que o comércio abrirá normalmente tanto no dia 22 de dezembro deste ano como no dia 04 de janeiro de 2010.
 
“Não haverá feriado em nenhuma dessas datas, os funcionários do comércio irão trabalhar normalmente, os clientes poderão fazer suas compras de final de ano tranquilamente”, disse Rubens Nascimento.
 
De acordo com a assessora da Casa Civil, Queila Maria Silveira, esse ano a data de 22 de dezembro já entra no calendário oficial do governo como data de criação do estado, porém não haverá feriado pelo motivo obvio do feriado já ter acontecido em 2009.
 
“Temos uma extensa pauta de atividades para o dia 22 de dezembro desse ano, as 17h00 haverá uma solenidade na escadaria da Unir Centro, e logo após uma solenidade no salão do Tribunal de Contas de Rondônia onde será entregue a comenda Marechal Rondon para pessoas que se destacaram em varias atividades dentro do estado, além do lançamento de um selo comemorativo da criação de Rondônia”, afirmou a Dra. Queila Maria.
 
Ao final de todo o impasse uma coisa ficou certa, a de que no dia 24 de dezembro haverá ponto facultativo para todos os funcionários estaduais, exceto os plantonistas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS