close
logorovivo2

Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

DA REDAÇÃO

9 de Dezembro de 2009 às 16:13

Representantes de 22 municípios do Estado prestigiam evento do Conen na Capital

FOTO: (Divulgação)

Vinte e dois representantes de municípios do Estado e 12 (doze) prefeitos atenderam ao convite do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEN/RO) para o I Encontro Estadual de Prefeitos. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, nessa terça-feira (08) em Porto Velho.
 
A “Criação e a Estruturação dos Conselhos Municipais Antidrogas” (COMADS), nos municípios de Rondônia, foi a proposta do Encontro, mas foram discutidas também ações de combate ao uso de drogas.
 
Por ser um evento de grande relevância, o Conselho Estadual trouxe o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda para ministrar sobre o tema.
 
Em seu discurso, o presidente do CONEN em Rondônia, João Rodrigues da Silva disse que o problema das drogas não é apenas do Conselho ou do Estado, mas de todos os cidadãos, e lamentou a falta de representantes de outros municípios. “Entendemos que exige um esforço concentrado dos que podem contribuir para o combate e prevenção ás drogas. Esperamos que daqui para frente possamos manter contato com os demais prefeitos dos municípios para essa questão”, enfatizou.
 
O presidente do CONEN disponibilizou ainda para cada representante dos municípios, material contendo orientações de políticas públicas sobre drogas e destacou os resultados positivos com os cursos de prevenção para educadores sociais realizados pelo Conselho Estadual este ano.
 
A secretária Estadual de Educação (SEDUC), Marly Cahulla, que esteve representando o governador Ivo Cassol, juntamente com o secretário Estadual de Saúde (SESAU), Milton Moreira, e o coordenador Geral de Apoio a Governadoria (CGAG), Carlos Alberto Canosa, destacou que as escolas também são áreas importantes de atuação dos conselhos estaduais e municipais nas ações de prevenção e combate ao uso de drogas e anunciou um programa de formação de coordenadores pedagógicos para atuar, de forma adequada e eficaz contra o uso de entorpecentes nas instituições de Ensino.
 
Já o secretário geral da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Charles Luiz, representando o presidente Laerte Gomes de Alvorada D´oeste, disse, que AROM está aberta a parcerias para desenvolver políticas públicas sobre drogas com o Governo de Rondônia e destacou que há a necessidade de um trabalho de conscientização nas zonas rurais, onde as administrações dos municípios têm maiores dificuldades de alcance.
 
Estiveram presentes no evento, a Secretária Estadual de Ação Social (SEAS), Tânia Terezinha, o juiz Glodner Luiz Pauletto da Vara de Delitos e Tóxicos, além de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário e os conselheiros do CONEN/RO: o promotor Carlos Grott do Ministério Público, Alekssandra Pacheco (SEFIN), Fátima Aparecida (SEDUC), João Bosco, da Polícia Federal, Vanda Arruda (OAB), Lilian Prado (SESDEC) e Major Holanda da Polícia Militar.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS