close
logorovivo2

RODEIO - Festa do peão chega na zona leste com grande infra-estrutura a partir do próximo dia 11

RODEIO - Festa do peão chega na zona leste com grande infra-estrutura a partir do próximo dia 11

DA REDAÇÃO

2 de Dezembro de 2009 às 18:31

RODEIO - Festa do peão chega na zona leste com grande infra-estrutura a partir do  próximo dia 11

FOTO: (Divulgação)

Nos próximos dias 11,12 e 13 de dezembro, Porto Velho vai sediar a 2ª etapa do Circuito Rondoniense de Rodeio, com a participação de 25 peões na modalidade Touro.
O evento acontece na confluência da Rua José Vieira Caúla com avenida Mamoré, onde uma grande infra-estrutura está sendo montada para a festa. Arquibancada para mais de 5.000 pessoas, camarote VIP para 300 convidados, lanchonetes e palco para shows ao vivo estão no projeto que vai premiar o melhor peão do Estado com um carro 0km ao final das 20 etapas previstas. “A grande final será no “Qualify” da Expovel, com 25 peões na arena do maior rodeio do norte do país” afirma o pecuarista João do Vale, um dos integrantes da comissão organizadora.

Confira etapas do circuito estadual:

Extrema - Abunã - Alto Paraiso, Ariquemes, Buritis, Candeias do Jamari, Campó Novo de Rondônia, Guajara Mirim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Rio Crespo. Triunfo e Vale do Anari.

SAIBA MAIS SOBRE O CIRCUITO ESTADUAL
 
Na modalidade mais radical do rodeio, “ o rodeio em touros”, o cowboy só pode usar uma das mãos para ficar em cima da fera por infindáveis oito segundos.
A grande diferença das outras montarias é que na montaria em Touro, o peão não precisa marcar seu animal, ou seja, posicionar as esporas logo no primeiro pulo. Embora esporear possa acrescentar pontos, o que se avalia no geral, é o estilo e a e a habilidade do cowboy para se manter sobre o touro.
 
Usa-se como equipamento uma corda que envolve o tórax do animal, conhecida como corda americana. Feita de náilon ou rami (fibra vegetal), a corda americana é trançada manualmente e possui uma alça em que apenas uma das mãos encontra apoio. Essa mesma mão é envolvida pela corda por sua extremidade mais fina e, ao final, o peão faz o ajuste para ganhar mais firmeza. É proibido fixar as esporas na corda ou, como popularmente chama-se, “montar nos nós”, também não é permitido esporas irregulares que possam causar ferimentos nos mesmos.
 
O Rodeio Profissional constitui-se atualmente em dos movimentos esportivos e culturais mais fortes expressivos e organizados no nosso território.
 
A realidade do Rodeio Profissional, hoje, impressiona a todos que acompanham de perto a história do Rodeio no País. Propriedade industrial registrada, de direito privado, pródigo em inovações e, principalmente, profissionalismo, o evento cresceu tanto, e com tamanho padrão de qualidade, que vislumbramos o futuro de forma extremamente promissora. Podemos dizer que o Rodeio Profissional, em curto prazo, exibirá um grau de desenvolvimento tão expressivo, que será uma das realizações voltada ao público jovem, de maior impacto no país.
 
Tudo isto, obviamente, reflete o valor do esforço conjunto, da amizade e do espírito destemido das pessoas nos cercam.
 
Por isso, nesta oportunidade, firmamos nosso compromisso de prosseguirmos no ideal coletivo, externado por sentimentos de gratidão e apreço pelo Rodeio Profissional.
 
Caminhando assim, temos certeza que as conquistas do Rodeio como esporte no Brasil para esta etapa 2009-2010, serão ainda maiores.
 
HISTÓRICO
 
Quando o Rodeio Profissional surgiu no Brasil, no final dos anos oitenta, não passava de uma alegre “brincadeira entre os peões”. Com o passar dos anos, essa ingênua diversão, impulsionada pelo espírito aventureiro dos jovens, tornou-se um forte atrativo para o publico, sequioso de entretenimento e lazer.
 
Diante do crescimento eminente, o Rodeio Profissional despertou também a atenção da mídia e passou a merecer uma organização profissional, voltada para o alto nível de qualidade em todos os aspectos. Com isto, a proposta inicial ensejou um sonho que, aos poucos, foi amadurecendo.
 
E assim nasceu a idéia do Circuito Estadual de Rodeio, com idéias para realizarmos movimentadas etapas em vários municípios do estado, tornando assim importante programação no Rodeio do estado de Rondônia.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS