close
logorovivo2

Governo do Estado participa de conferências de Cultura em 30 municípios de Rondônia

Governo do Estado participa de conferências de Cultura em 30 municípios de Rondônia

DA REDAÇÃO

30 de Novembro de 2009 às 15:18

Governo do Estado participa de conferências de Cultura em 30 municípios de Rondônia

FOTO: (Divulgação)

Em duas semanas percorrendo o interior do Estado, a equipe de técnicos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) participou das Conferências Municipais de Cultura em 30 municípios rondonienses.
 
A meta do Governo do Estado era articular a participação de pelo menos metade dos municípios nessa discussão sobre os rumos da política pública para a cultura brasileira. “Conseguimos articular as conferências em mais municípios do que esperávamos. Disponibilizamos técnicos que participaram das conferências como palestrantes e no apoio a organização dos eventos. Agora estamos na fase de organização da etapa Estadual e queremos promover um grande encontro dos produtores e gestores culturais de Rondônia para apontar políticas públicas que atendam as necessidades de nosso estado”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
 
Os municípios que realizaram as conferências municipais são: Chupinguaia, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso, Rio Crespo, Alto Alegre do Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Castanheiras, São Felipe D’Oeste, Vilhena, Ji-Parará, Guajará-Mirim, Jarú, Presidente Médici, Cacaulândia, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta do Oeste, Machadinho, Buritis, Vale do Anari, Porto Velho, Mirante da Serra, Costa Marques, Vale do Paraíso, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Colorado D’Oeste. “Alguns municípios maiores já estão envolvidos no processo de desenvolvimento cultural. Portanto, nossa maior conquista foi estreitar o diálogo com os municípios menores que ainda estão no processo inicial de discussão sobre conceitos culturais. A exemplo dos pequenos grandes municípios de Chupinguaia e Buritis, que deram uma aula de mobilização da sociedade civil e de produção cultural com seus artistas, produtores e gestores públicos”, destaca Luis Gouveia, gerente de cultura.
 
Entre as demandas apresentadas pelos delegados que participaram das Conferências Municipais as mais citadas foram: falta de mecanismos de financiamento, de capacitação para concorrer a editais públicos e a necessidade de cada município e do governo do estado criarem Leis de Incentivo a Cultura, Conselhos de Cultura, Fundos de Cultura e elaborarem um Planos de investimento no setor.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS